O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, do Rio de Janeiro, determinou por meio da desembargadora Mariângela Argento Muraro que um técnico de sistemas afastado em julho do ano passado, mesmo sendo portador da doença de Crohn, seja readmitido pela Globo.
De acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, do “UOL”, a juíza concedeu liminar em mandado de segurança e ordenou que o profissional fosse recontratado. Ele teve o seu tratamento custeado pelo plano de saúde pago pela emissora por cinco anos; porém, o benefício foi suspenso após a dispensa.
O técnico afirmou no processo que a sua enfermidade, caracterizada por trazer inflamações em qualquer parte do sistema digestivo, teve um agravamento após o corte do benefício que era custeado pelo canal dos Marinho. A emissora acatou a decisão da Seção de Direito Individual e já reintegrou o funcionário ao plano de saúde.
No texto da sentença, a juíza apontou que a Globo não poderia demitir o técnico de sistemas na condição que se encontrava, burlando, inclusive, a “materialização do princípio da dignidade previsto na Constituição Federal” – diz a decisão à qual a coluna de Feltrin teve acesso.
Cabe ressaltar que este é o terceiro caso de reintegração de funcionários demitidos em um mês. Dentre eles, a jornalista Izabella Camargo, portadora da síndrome de Burnout, que está em negociação com a emissora para retornar ao trabalho.
Outro caso é de um câmera da emissora que passou por vários programas da casa, como o “Domingão do Faustão”, e que fazia tratamento contra o alcoolismo. Ele também recebeu parecer favorável da Justiça, que determinou que ele fosse reintegrado ao quadro.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.