Justiça nega e padre fica livre de ação após “condenar” repórteres da Globo

Pedro Figueiredo
Pedro Figueiredo e Erick Rianelli, da Globo, são alvos de ataque de padre (Imagem: Reprodução / Instagram)

Repórteres da Globo, Erick Rianelli e Pedro Figueiredo, casados, foram atacados pelo padre Antônio Müller, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapurah. A Justiça foi acionada, mas a denúncia foi rejeitada pela Vara Única de Tapurah, no Mato Grosso.

O juiz Bruno César Singulani França negou o pedido do Ministério Público do Estado contra o sacerdote da Igreja Católica, segundo o Metrópoles.

Para o magistrado, os xingamentos de “viadinho” e “ridículo”, entre outros termos absurdos, entraram no “direito à liberdade religiosa”.

A decisão fugiu do entendimento do Supremo Tribunal Federal, que não fala em nenhuma exceção para a criminalização da homofobia.

MP a favor da dupla da Globo

O Ministério Público criou uma ação civil pública contra o integrante da igreja no dia 29 de agosto. Rianelli esteve em uma oitiva via transmissão online antes da denúncia.

O depoimento foi acompanhado atentamento por grupos ligados à comunidade LGBTQIA+, como testemunhas. O ataque ocorreu nas redes sociais, no dia 13 de junho.

A revolta do padre começou por causa de um vídeo antigo feito por Rianelli para o marido Pedro figueiredo, pelo Dia dos Namorados, no dia 12 de junho.

O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e a Aliança Nacional LGBTI+ exigiram que o MP do Mato Grosso recorra da decisão.

Via Twitter, Erick falou sobre a manifestação da Justiça. “Meses atrás eu e o Pedro fomos vítimas de ataques homofóbicos. Para o juiz do caso, não houve preconceito ou discurso de ódio por parte de um padre que nos xingou”, informou.

“O Grupo Arco-Íris e a Aliança LGBTI+ vão pedir ao MP que entre com recurso”, disse. “Em tempo: o MPMT já recorreu da decisão”, avisou.

Confira:

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›