Justiça proíbe SBT de entrevistar responsável por facada em Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Justiça proibiu SBT de entrevistar Adélio Bispo de Oliveira, que esfaqueou Jair Bolsonaro (Imagem: Gabriel Cardoso / SBT)

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) proibiu o SBT de entrevistar Adélio Bispo de Oliveira, responsável pela facada ao então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, em setembro de 2018, durante uma passeata em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

O repórter Alexandre Leoratti, do portal Jota, deu detalhes da proibição, que valerá enquanto o agressor estiver preso provisoriamente. A decisão do TRF3 alterou a primeira sentença, dada pela Justiça de Campo Grande (MS), que já havia sinalizado com o aval para Adélio falar com o SBT e a revista Veja.

A entrevista dada aos dois veículos seria realizada dentro da Penitenciária Federal de Campo Grande, onde o responsável pelo ataque contra Bolsonaro está preso.

Na decisão, a Justiça afirmou que “a partir do momento em que Bispo foi preso, primeiro em flagrante e, depois, preventivamente, passou a ter não só a sua liberdade de locomoção privada, mas também mitigada a sua liberdade de expressão”.

Explicando a decisão, o Tribunal apontou que não faria sentido o Judiciário permitir a entrevista pois privilegiaria apenas ao SBT e a Veja em detrimento de outros veículos de comunicação.

Um segundo argumento envolve a oportunidade que Bispo teria em difundir o “fanatismo em um ‘palanque político’ montado dentro de uma unidade penitenciária, levando a uma consequência de descrédito das instituições”.

O medo da Justiça é que o presidiário alcance ares de “celebridade”, colocando em risco a vida dele e a penitenciária onde se encontra. “Não se trata de um líder de grupo criminoso, mas de pessoa que ingressou no sistema penitenciário federal para proteção. Em razão disso, o preso fica sujeito a ônus que tem de suportar para adequada proteção à sua vida e integridade física”, declarou o MPF, que solicitou a proibição das duas entrevistas.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.