Justiça surpreende e define nova sentença a Danilo Gentili após piada contra enfermeiras

Danilo Gentili

Danilo Gentili é surpreendido com decisão da Justiça (Imagem: Reprodução / SBT)

O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou a condenação a Danilo Gentili por uma piada feita pelo contratado do SBT nas redes sociais sobre as enfermeiras. Em dezembro de 2020, no primeiro ano da pandemia, a fala do comunicador gerou enorme polêmica.

O humorista contou no Twitter sobre um asilo “onde as enfermeiras batem umas pros véios” e advertiu que isso “tem sido uma preocupação minha quando penso no futuro”. Gentili completou com uma pergunta aos seguidores. “Existe esse tipo de serviço?”, indagou.

Em abril de 2021, o apresentador do The Noite foi condenado em primeira instância a pagar uma indenização de R$ 41,8 mil ao Sindicato dos Enfermeiros e a publicar um pedido de desculpas.

O juiz André Salvador Bezerra, da 42ª Vara Cível de SP, argumentou que o famoso usou sua condição de pessoa pública para ofender a categoria, se acordo com as informações do UOL.

Para o magistrado, o funcionário de Silvio Santos legitimou formas de opressão seculares contra as mulheres e colocou a profissão de enfermeira numa função ocupada por mulheres para servir sexualmente a ele, como homem branco.

Após recorrer da decisão, Danilo Gentili consegue anular ação de sindicato

O jurídico de Danilo recorreu da decisão e apontou que o cliente não cometeu qualquer ato ilítico e que apenas exerceu seu direito constitucional à liberdade artística. Ainda de acordo com a reportagem, o Tribunal de Justiça não analisou o mérito dos argumentos das partes.

Na nova sentença, a primeira condenação foi anulada por considerar que o processo foi aberto de maneira inadequada. O desembargador Wilson Lisboa Ribeiro declarou que o sindicato tinha que ter entrado com uma ação coletiva, e não por danos morais.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].