Kim Kataguiri sofreu uma nova derrota na Justiça. Desta vez, o 3º Juizado Especial Cível de Brasília decidiu que o deputado não tem direito a indenização por dano moral que pleiteava contra a Band.
VEJA ESSA
O pedido do parlamentar foi feito em março. Ele cobrou que a emissora fosse obrigada a pagar cerca de R$ 48,4 mil (o equivalente a 40 salários mínimos) por violações de seu direito de imagem e de sua honra, segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Na época, ele vinha sendo criticado por comentários sobre o nazismo.
A polêmica teve início em fevereiro, quando Kim Kataguiri foi acusado por usuários de fazer apologia ao nazismo. Na ocasião, ele participou de um debate sobre o tema no Flow Podcast, no mesmo episódio que provocou grandes prejuízos à imagem de Monark, ex-apresentador da atração do YouTube.
O deputado federal, no podcast, declarou que não deveria ser crime criar um partido nazista no Brasil, por mais “absurdo, idiota e antidemocrático” que o movimento seja. Ele acabou se tornando alvo de uma representação no Conselho de Ética da Câmara e se desculpou.
A Band, na época, disparou: “Por defender o partido nazista: Políticos pedem cassação de Kim Kataguiri”. A juíza Bruna Färber entendeu que o canal paulista exerceu a liberdade de imprensa e fez referência ao teor do pedido elaborado pelos pares do deputado, sem imputar crimes ao político. A decisão ainda cabe recurso.
Cabe ressaltar que, recentemente, também processado pelo integrante do MBL, Jean Wyllys foi condenado no início de junho a indenizá-lo em R$ 5 mil. O 1º Juizado Especial Cível considerou que o ex-deputado extrapolou a liberdade de expressão ao dizer que “quem defende nazista é nazista”, numa referência ao político.
Kim Kataguiri envolvido em polêmica com Juliette Freire
O deputado foi envolvido numa confusão que conta com Rubinho Nunes e Juliette Freire. Isso porque o vereador cobra multa da cantora sob a alegação de que ela fez uma campanha ao ex-presidente Lula (PT) em show em Caruaru.
Kim, então, disparou: “Após anos processando petistas e bolsonaristas, Rubinho Nunes ficou entediado e resolveu mexer uma militância fervorosa de verdade: os julietters”.
“Eu, o Rubinho Nunes e o MLB já enfrentamos o petismo e o bolsonarismo mais radical. Acham mesmo que vão intimidar a gente com página de fofoca?”, completou, ao falar das críticas que eles têm recebido de perfis nas redes sociais.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.