Laura Cardoso
Laura Cardoso em “A Grande Família”; atriz celebra 92 anos na ativa (Imagem: Estevam Avellar / Globo)

Uma das atrizes mais festejadas do país completa 92 anos neste 13 de setembro: Laurinda de Jesus Cardoso Baleroni ou simplesmente Laura Cardoso. A veterana, às vésperas de sua volta à TV em “A Dona do Pedaço” ganhou homenagens mais do que merecidas de famosos e anônimos ao longo de todo dia (confira abaixo).

Laura Cardoso deu início à carreira aos 15 anos, quando foi admitida como atriz de radionovelas na Rádio Cosmos. Em 1952, aos 25 anos, estreou na recém-inaugurada Tupi. Passou pela Record, dividindo com a jovenzinha Susana Vieira o protagonismo de “A Última Testemunha” (1968, de Benedito Ruy Barbosa. Voltou à Tupi anos depois, mantendo-se no canal até a extinção, em 1980.

A estreia na Globo se deu em 1981, com “Brilhante”, de Gilberto Braga. De lá saiu apenas em duas ocasiões: 1982, quando fez “Ninho da Serpente” na Band, e 2000, então na Record com “Vidas Cruzadas”.

Em anos na emissora-líder, Laura viveu todo tipo de personagem: reverenciou as origens portuguesas com “Livre Para Voar” (1984) e “Como Uma Onda” (2004), ambas de Walther Negrão. O tarimbado autor foi seu parceiro em outros trabalhos, como “Sol Nascente” (2016), onde encarnou a vilã Sinhá. 20 anos antes, foi a golpista Ruth de “Salsa e Merengue”, escrita por Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella.

Ainda, “Mulheres de Areia” (1993) e “A Viagem”, de Ivani Ribeiro; “Irmãos Coragem” (1995), baseada na obra de Janete Clair; “Explode Coração” (1995) e “Caminho das Índias” (2009), escritas por Glória Perez; e “Chocolate com Pimenta” (2003), “Gabriela” (2012) e “O Outro Lado do Paraíso”, todas de Walcyr Carrasco – também autor de “A Dona do Pedaço”.

Confira:

View this post on Instagram

Feliz aniversário querida Laura

A post shared by Tuca Andrada (@tucaandrada) on

 

🔵Boletim RD1 💥 Notícias dos Famosos