Letícia Sabatella voltou a falar sobre seu diagnóstico de autismo. Em entrevista ao Fantástico, a atriz abriu o coração.
VEJA ESSA
A atriz, que descobriu que possui o transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 1, explicou que suas “características” passaram a fazer sentido desde que soube da condição.
“Esse é o valor de um bom diagnóstico para margear o seu caminho, porque uma pessoa que não se conhece fica mais suscetível a ser oprimido”, pontuou.
Em seguida, a artista lembrou o que enfrentou na infância por causa do seu caso autismo que ainda nem tinha sido identificado.
“Quanto eu tinha nove anos todas as meninas da escola pararam de falar comigo, e eu não entendia”, recordou. “Todo mundo me vê muito sensível, e a hipersensibilidade é uma característica minha“, emendou.
Sabatella pontuou que fortes explosões no seu comportamento sempre foram ativadas por gatilhos como cansaço ou ansiedade.
De acordo com a atriz, eram situações em que houve uma incompreensão, mas que ela não gostaria de ter agido de determinada maneira.
“Sempre fui reconhecida como pisciana, artista, romântica, sonhadora, idealista… O diagnóstico traz alívio para quem passa a vida se achando diferente e incompreendida”, completou.
Entenda o diagnóstico de Letícia Sabatella
Na entrevista do Fantástico, um dos especialistas explicou que o Transtorno do Espectro Autista está presente desde o nascimento, já que é um distúrbio do desenvolvimento.
O nível 1, que é o da atriz, é caracterizado pela ausência de deficiência intelectual. No entanto, a pessoa possui dificuldade comportamental, de habilidades sociais e sensoriais, e ainda de comunicação.
O indivíduo não necessita de muito suporte para uma vida de qualidade.
Cabe ressaltar que quanto menos “óbvio” é o quadro, é mais difícil fechar o diagnóstico.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.