Lucas Viana participou de A Fazenda 2019 e saiu de lá vitorioso. No entanto, no mesmo reality show, o modelo acabou sendo criticado devido a polêmicas falas sobre o autismo.
VEJA ESSA
Marcos Mion, apresentador do programa da Record, que é pai de uma criança autista, chegou a recriminá-lo nas redes sociais. Lucas, sabendo disso, se retratou em vídeos posteriores.
Depois de toda a repercussão, o campeão do reality show resolveu visitar uma instituição que beneficia crianças autistas e levou presentes.
Na legenda da foto que ele compartilhou no Instagram, escreveu: “Sempre acreditei que a vida é apenas uma oportunidade de fazer o bem. Agora encarando a vida real aqui fora, a vontade de retribuir todo o carinho que eu tenho recebido é gigante. Precisamos estar cada vez mais atentos ao que nos cerca e sempre refletir em como podemos fazer a diferença“.
Na continuação, o famoso falou sobre o local que visitou: “Hoje fui conhecer a ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Dese), uma instituição sem fins lucrativos que atende cerca de 980 crianças e jovens com Deficiência Intelectual e Autismo nas áreas de saúde, Educação e Emprego apoiado“.
Por fim, se mostrou grato pela experiência: “Me emocionei muito em ter tido o privilégio de poder viver essa experiência e venho aqui para incentivar todos vocês a conhecer essa instituição. Obrigado @abads_org por terem me recebido tão carinhosamente“.
Thiago Rodrigues, que polemizou ao elogiar apenas Lucas durante sua passagem por A Fazenda 2019, comentou com um emoji de “hang loose”. Thayse Teixeira, sua colega de confinamento, o exaltou: “Esse é o real sentido de nosso trabalho, fazer o bem e espalhar amor. Que orgulho de você“.
Confira:
https://www.instagram.com/p/B6LUvFzJV4l/
Bronca de Marcos Mion
A Fazenda 2019 terminou na quinta-feira (12) e Lucas Viana se tornou o campeão da 11ª temporada. No reality show, o modelo teve falas muito polêmicas sobre o autismo e causou revolta popular, inclusive de Marcos Mion, que é pai de um adolescente do Transtorno do Espectro do Autismo.
O apresentador do agora finalizado programa da Record descreveu a situação ao desabafar na ferramenta Stories do Instagram: “O Lucas por diversas vezes usou as condições ‘autista’, ‘mongol’, ‘retardado’ de uma forma pejorativa, usando como um adjetivo, usando como forma de menosprezar alguém“.
Na sequência, ele explicou a razão de não ter dado essa bronca na TV, quando comandava A Fazenda: “Mas como profissional eu não poderia fazer isso, por mais indignado que eu estivesse. Até porque as pessoas estão no programa para serem julgadas por como elas são e quem elas são. As pessoas são julgadas pelas atitudes que elas tomam lá. E eu não faria de um espetáculo televisivo a educação de alguém“.
“Ontem mesmo eu falei com o Lucas, esperei baixar a poeira, expliquei e dei vários conselhos a ele. Eu falei: ‘Isso daqui não é um conselho, é uma ordem. Você nunca mais vai usar esses termos’. Ele já sabia, ele se mostrou envergonhado e me explicou que, na verdade, faz parte da criação dele, coisa que eu identifico“, disse Mion, já esclarecendo que aconteceu uma conversa privada com Lucas.
O apresentador ainda se ofereceu para ajudar: “Se ele quiser usar meu espaço no Instagram, para falar com a comunidade autista, está liberado. O que importa é ele como pessoa ter mudado, é ele hoje saber como tratar o próximo e como usar esse termo. Isso, pra mim, tem que ser feito fora das câmeras, para ele ir pra frente das câmeras com outra postura“.
“Ninguém tem culpa de onde nasce e como é criado, mas todo mundo tem obrigação de evoluir. Todo mundo tem que ter ajuda pra ter instrução e educação, e assim evoluir para achar um caminho melhor“, finalizou Marcos Mion.
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.