Luciano Huck pode unir três partidos para se candidatar em 2022

Luciano Huck
Luciano Huck pode encabeçar união de três partidos para 2022 (Imagem: Reprodução / Globo)

A eleição de 2022 não está tão longe como se imagina e partidos políticos estão em busca do melhor nome para encabeçar a sua chapa para a corrida pela presidência da República. Luciano Huck, que não sabe se mergulha de vez no mundo político ou permanece na Globo, pode encabeçar a união de três partidos.

De acordo com as informações do O Antagonista, visando a vitória nas urnas, os partidos Cidadania, Rede e Partido Verde podem acabar se unindo, criando uma nova legenda para buscar melhores resultados em 2022 e nas próximas eleições.

O assunto não é novo, mas as lideranças dos três partidos voltaram a defender a unificação não só pelo lado ideológico, mas para acabar com um problema antes mesmo dele aparecer. A partir do próximo ano, os partidos que não chegarem a 2% dos votos totais nas eleições para a Câmara dos Deputados vão perder o direito à verba do fundo partidário, algo indispensável para a saúde das legendas.

Além disso, o partido azarado nas urnas vai ficar sem tempo de propaganda na TV aberta e no rádio. Um dos principais nomes favoráveis ao novo partido é Eduardo Jorge, do PV. Ele foi candidato à presidência da República em 2014 e como vice na chapa de Marina Silva, pela Rede, em 2018.

Em conversa com O Antagonista, Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, disse que os partidos vão ter que considerar a possibilidade da candidatura de Luciano Huck:

“Essa possibilidade não é nova. Já foi muito discutida lá atrás. Agora volta à tona em razão da cláusula de barreira. Há uma chance de isso ocorrer, sim. Agora, quem pensar algo com o Cidadania, tem que levar em consideração a hipótese de Huck ser o candidato”.

O político informou que em uma eventual fusão da Rede, Partido Verde e Cidadania, a nova sigla seria “de centro-esquerda, digamos assim, com setores liberais”.

A Rede e o PPS, que virou o Cidadania, quase se uniram antes do ano passado, mas integrantes da legenda de Marina Silva preferiram esperar o resultado das eleições municipais.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.