Luciano Szafir recorda internações por Covid e revela detalhes dolorosos

Luciano Szafir
Luciano Szafir teve sequelas difíceis por causa da Covid-19 (Imagem: Reprodução / Instagram)

Desde junho do ano passado, quando começou a sentir os primeiros sintomas de Covid-19, Luciano Szafir luta contra as sequelas deixadas pelo vírus que contraiu três vezes.

Em conversa com o jornal O Globo, o ator, que passou dias internados e também precisou fazer exames invasivos e cirurgias, abriu o coração e contou como foi viver o momento tão difícil.

“Eu nunca tinha passado por um hospital. Para dizer que não, passei quando fiquei preso em um incêndio há muitos anos no meu apartamento. Fiquei uns cinco dias internado com o pulmão super fragilizado, porque engoli muita fumaça. Sempre fui ultra saudável”, recordou o ator.

Veja Também

“Tive quando era moleque algumas lesões de jogar futebol, mas sempre resolvia em consultório médico. Passar por tudo o que eu passei, se alguém me contasse, eu riria. É horrível você não conseguir respirar, não conseguir comer, ficar sendo alimentando por meio de uma sonda. Fiquei sem comer e beber nada por mais de 20 dias. Quando minha boca estava seca, passavam um spray de saliva falsa para dar a sensação de saciedade e alívio”, detalhou.

“Durante a Covid eu não conseguia dar três passos, na semana seguinte eu já andava 50 metros sem passar mal. Meu corpo respondeu bem, mas eu não conseguia tomar banho sozinho. Saía cansado, como se eu estivesse corrido meia maratona. Foi um horror. O ‘bom’ é que no hospital você fica sempre dopado porque eles não querem que você sinta dor. Lá no CTI, a cada duas horas, você tem algum remédio, seja novalgina, ou ansiolíticos”, explicou o pai de Sasha, que ainda continuou:

“Os médicos me prepararam para o desmame dos remédios quando eu chegasse em casa, e falaram sobre a possibilidade de ficar irritado facilmente, mas não está acontecendo comigo, eu estou bem feliz de estar em casa com minha mulher e meus filhos. A situação é muito mais confortável. Eu passei 29 dias deitado ou sentado olhando para o teto”.

“Claro, fazia fisioterapia durante uma hora por dia, mas depois voltava a deitar ou sentar na maca sem respirar um ar puro. Se contar todo o meu período em hospitais, eu passei 70 dias dentro deles. Eu não pretendo passar por um bom tempo nem para visitar alguém”, disse.

Luciano Szafir relata momento difícil

Recentemente, o ator foi internado para a retirada da bolsa de colostomia. O procedimento, que demorou mais do que o esperado, ainda resultou em um episódio duro para o famoso durante o pós-operatório.

“Depois da cirurgia, eu já estava no quarto, começando a me alimentar, prestes a receber alta, uma das alças do meu intestino inflamou e a comida que eu coloquei para dentro ficou entupida. Passei muito mal, precisei vomitar, mas não foi o suficiente, colocaram uma sonda em mim. Um cabo, de cerca de 60 centímetros”, revelou.

“Os médicos introduziram pela minha narina até a região da garganta. De lá, eu precisei fazer movimentos peristálticos para engolir o tubo, que tem a grossura de um canudo de milkshake, até chegar no estômago. Fiquei uma semana com essa sonda, sem me alimentar direito, sem dormir, foi desesperador. E isso precisava ser feito para desinflamar as alças e fazer com que o órgão voltasse a funcionar normalmente. Foi doloroso, duro e muito difícil”, pontuou.

Apaixonado pela família, Luciano Szafir revelou que são os familiares os responsáveis pela sua luta contra a morte: “Eu quero viver para quero ver meus filhos envelhecerem, se casarem. Vi a Sasha (Meneghel) recentemente, e agora faltam os outros dois”.

“Quando estou nessa posição, me lembro da minha mãe que já enterrou uma filha, minha irmã mais velha, nos meus três filhos, na minha esposa, meus irmãos. Eu amo a família intensamente, isso me dá forças para passar por qualquer obstáculo por pior que ele seja. Hoje eu sei o quanto a vida é valiosa”, finalizou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›