Luciano Szafir se expõe em desabafo revelador após ser internado com Covid-19

Luciano Szafir
Luciano Szafir se expõe em desabafo revelador após ser internado com Covid-19 (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Luciano Szafir foi contaminado com a Covid-19 e teve sintomas leves na primeira vez, só que o segundo contágio trouxe consequências graves, intubação e até mesmo o medo de morrer. Depois de ter sido internado numa UTI, o galã abriu o jogo sobre tudo que viveu e o que tem pensado após essa experiência marcante.

Em entrevista à Fábia Oliveira, do jornal O Dia, Luciano descreveu como começou tudo: “Nos primeiros dias, a sensação foi a mesma [da última vez]: cansaço, tosse, sensação de resfriado. Os sintomas apareceram assim que voltei de uma viagem a trabalho, na Bahia. Apesar de todas as precauções (uso de máscara, face shield, higienização das mãos e distanciamento social) fui contaminado”.

O pai de Sasha Meneghel deixou claro que não demorou a procurar atendimento: “Procurei um médico assim que cheguei ao Rio. Falei dos meus sintomas e, imediatamente, fui testado e encaminhado para tomografia. Este foi, inclusive, o motivo de eu não ter tomado a vacina na época em que estava disponível a campanha para a minha idade”.

O ator e apresentador revelou o que passou por sua cabeça quando precisou ser intubado: “Eu já estava para ter alta, tudo certo e, de repente, tudo desmoronou. Passa muita coisa pela cabeça. Me agarrei muito à fé e queria ter pensamentos apenas positivos, mas foi um momento muito angustiante. Não foi fácil”.

Luciano Szafir chocou ao explicar que, diferente das pessoas que conheceu, conseguiu lembrar dessas cenas traumáticas: “Quando conto minha experiência, todos se assustam. Apesar de sedado, lembro da sensação de engasgo, das vozes da minha irmã e da minha mulher (…) Se eu te contar que vivi um looping da sensação 30 vezes?”.

O famoso apontou a volta pra casa como algo marcante e citou as coisas que mais temia: “Era não ver os meus três filhos, minha mulher e minha família. Lembro que quando cheguei em casa, vi meus dois filhos brincando e fiquei ali, admirando e agradecendo pela chance de estar ali com eles. Ainda estava muito debilitado, mas, mesmo assim, com toda a dificuldade do momento, estava muito grato de sair do hospital com vida e voltar ao convívio da minha família”.

Na sequência, Szafir contou quais são os próximos passos para voltar à normalidade: “Estou colostomizado e aguardando os médicos marcarem a cirurgia para a reconstrução do intestino, ainda sem data. No mais, muita fisioterapia. Sinto a melhora a cada dia, mas o caminho é longo”.

Estou fazendo pela primeira vez terapia. Segundo o médico, é comum entre os pacientes que passaram pelo que passei, um desequilíbrio emocional. Estou fazendo de maneira preventiva. Se o médico manda, eu faço [risos]”, continuou o marido de Luhanna.

As sequelas foram visíveis e listadas por Luciano Szafir, que ainda desabafou: “Memória falha, fraqueza, respiração. Ainda me canso com facilidade. Coisas comuns como banho, por exemplo, tenho certa dificuldade. É sentado. As noites também não são mais as mesmas. Fiquei mais medroso. Tenho medo das consequências pós-Covid, que é tão perigoso quanto a doença. É uma insegurança constante”.

O entrevistado conseguiu tomar a primeira dose da vacina na sexta-feira (13), já que foi contaminado às vésperas de quando sua idade foi contemplado, e avisou: “Ainda tem a segunda dose, a pandemia está aí, precisamos continuar mantendo todos os cuidados, mas a sensação foi de alívio e esperança. Que tudo isso passe logo”.

Confira:

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›