Mariana Xavier denuncia comentário gordofóbico e escreve desabafo esclarecedor

Mariana Xavier
Mariana Xavier denuncia comentário gordofóbico e escreve desabafo esclarecedor (Imagem: Reprodução / Instagram)

Quem acompanha Mariana Xavier nas redes sociais, já deve saber que ela costuma ser engajada em diferentes causas sociais e a gordofobia é a que mais se faz presente, por causa de seu porte físico. A famosa denunciou um comentário preconceituoso e lutou contra essa discriminação aos plus size.

A atriz publicou uma foto em que veste a camisa “I hate fitness [eu odeio fitness]” e a usa para introduzir o assunto: “Fitness é uma palavra de origem inglesa que significa ‘estar em boa forma física’. O termo é normalmente associado à prática de exercícios e se refere originalmente ao bom condicionamento e ao bem estar físico e mental. Mas o que é boa forma pra você?”.

Na sequência, Mariana falou um pouco mais sobre a mensagem desagradável que recebeu num dos seus vídeos: “Um ‘serumaninho’ comentou no meu Reels de ontem que o melhor era ser sedentário, afinal eu estava treinando intensamente e continuava redondinha, então ele preferia continuar sentado comendo fast food”.

Ela deixou bem claro que esse pensamento é bastante equivocado, pois exercícios físicos não são exclusivamente para emagrecimento: “O triste é que é essa a mentalidade de muita gente. Se não é pra ficar magra, então pra que mexer o corpo, pra que cuidar da alimentação? Pra essas pessoas nunca foi sobre saúde, é só gordofobia mesmo”.

Mesmo com toda abordagem informativa, a namorada de Diego Braga esclareceu que a estampa de sua camisa é mais um protesto do que uma reclamação: “Apesar da frase irônica que estampa a minha camisa de treino, eu não odeio o fitness. Não o original. O do autocuidado, do bem estar. O que eu odeio é a distorção desse conceito, a perspectiva rasa, preconceituosa e nociva que se disseminou associando a prática de atividade física sempre e somente a estética, emagrecimento e punição”.

Por fim, Mariana Xavier debochou de um termo clichê usado pelos amantes de atividade física e esbanjou autoaceitação: “Aqui não tem ‘tá pago’, porque eu não tô devendo nada pra ninguém. Faço não por ódio ao meu corpo, mas por amor à minha vida. Isso muda tudo. Como eu já disse várias vezes, aceitar-se não é acomodar-se, muito menos abandonar-se! Quem se ama se cuida”.

Confira:

Matheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›