“Melhores do Ano”, do Faustão, surpreende com choro, declarações e “zebras”

Os cantores Zé Neto e Cristiano se emocionaram com prêmio no “Domingão do Faustão” (Imagem: Reprodução / Globo)

A 23ª edição do ‘Troféu Domingão – Melhores do Ano’, no ar neste domingo (9), levou astros e estrelas da Globo, e da música, para o palco do “Domingão do Faustão”. Alguns prêmios causaram surpresa no público, como o de “atriz de novela”, entregue a Giovana Antonelli – pela “apagada” Luzia, de “Segundo Sol”. Outras, emoção, como a de “melhor música” para ‘Largado às traças’, de Zé Neto & Cristiano. Ainda, gafes do apresentador, Fausto Silva.

A primeira categoria deu ao pequeno Davi Queiroz, em seu primeiro trabalho, a estatueta de “ator mirim”; o Badu, de “Segundo Sol”, disputou com Mel Maia (Agnes, de “Deus Salve o Rei”) e Vitor Figueiredo (Tomaz, de “O Outro Lado do Paraíso”). Enquanto conversava com o menino, Faustão questionou o cabelo de “ninho de pomba“ – remetendo a Silvio Santos, em diálogo como uma das atrizes de “Chiquititas” (2013), anos atrás.

Faustão cometeu outros deslizes: tratou Gusttavo Lima, indicado à categoria “melhor cantor” – com Ferrugem e Luan Santana, o campeão – por “Rodrigo”. E desdenhou do “delay”, que atrapalhou a interação dele, de Ivete Sangalo e de Iza com Anitta, em um link direto de Goiânia. A “malandra”, laureada com o prêmio de “melhor cantora”, brincou de “garota do tempo” ao interagir com Fausto.

Eleito “ator revelação”, pelo Clóvis de “Segundo Sol”, Luis Lobianco dedicou o prêmio ao companheiro, o pianista Lúcio Zandonadi, e à avó. “Só comecei a trabalhar com audiovisual aos 30 anos. Antes disso, comi o pão que o diabo amassou e não desisti porque sabia que tinha algo muito grande e especial me esperando. Minha avó queria ver isso, e está aqui“.

Zé Neto também rememorou o passado difícil: “Buscava lavagem para cuidar de porco, não tive uma escolaridade muito boa, é um sonho“, falou, antes de cair em pranto. Quem também chorou foi Deborah Secco, mesmo tendo perdido o troféu “atriz de novela” para Giovanna Antonelli; a atriz ficou encantada com a vitória da colega de Letícia Colin – a Rosa, de “Segundo Sol” – na categoria “atriz coadjuvante”.

A festa contou ainda com declarações de Chay Suede – “ator coadjuvante” por Ícaro, de “Segundo Sol” – e Sérgio Guizé – “ator de novela” por Gael, de “O Outro Lado do Paraíso” – para suas respectivas companheiras, Laura Neiva e Bianca Bin. Ainda, estatuetas para Adriana Esteves (Laureta, de ‘Sol’), Fernanda Montenegro e Marieta Severo (Mercedes e Sophia, de ‘Outro Lado’), por melhor personagem.

Confira os vencedores:

– Ator de Novela: Sérgio Guizé (Gael, de “O Outro Lado do Paraíso”)
– Atriz de Novela: Giovanna Antonelli (Luzia, de “Segundo Sol”)
– Ator Coadjuvante: Chay Suede (Ícaro, de “Segundo Sol”)
– Ator revelação: Luís Lobianco (Clóvis, de “Segundo Sol”)
– Atriz revelação: Bella Piero (Laura, de “O Outro Lado do Paraíso”)
– Ator de série: Alexandre Nero (Pedro, de “Onde Nascem os Fortes”)
– Atriz de série: Patrícia Pillar (Cássia, de “Onde Nascem os Fortes”)
– Ator / Atriz Mirim: Davi Queiroz (Badu, de “Segundo Sol”)
– Categoria especial – Personagem do ano: Adriana Esteves, Marieta Severo e Fernanda Montenegro
– Comédia: Eduardo Sterblitch
– Jornalismo: Sandra Annenberg
– Cantor: Luan Santana
– Cantora: Anitta
– Música do ano: ‘Largado às Traças’ (Zé Neto e Cristiano)

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.