Nesta semana, antes da estreia da Copa América 2021, o SBT e a Disney (canais ESPN e Fox Sports), que possuem os direitos de transmissão, se tornaram objeto de ações do Ministério Público Federal. Deixando a rivalidade de lado, a Globo se posicionou no Jornal Nacional contra a investigação.
VEJA ESSA
No principal telejornal da TV aberta, William Bonner leu uma nota divulgada pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), nesta sexta-feira (11), sobre uma “preocupação” com a sugestão feita pelo MPF aos Estados.
“O Ministério Público Federal sugeriu aos procuradores da República nos Estados que vão sediar jogos [da Copa América] que apurem possíveis violações no combate à pandemia por organizadores, transmissoras e patrocinadoras do evento”, declarou o âncora, antes de ler um trecho do comunicado.
Bonner seguiu no Jornal Nacional: “A nota diz: ‘Qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras'”.
Na última quinta-feira (10), o SBT divulgou uma carta aberta, lida por Marcelo Torres e Márcia Dantas no SBT Brasil, e enviada para a imprensa explicando a postura do canal com relação à realização da Copa América no país.
Segundo a nota, por entender a importância do esporte na vida dos brasileiros, o canal de Silvio Santos “decidiu voltar a disputar os direitos de futebol” e destacou que “realizará a transmissão da Copa América” em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, “tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento”.
Foi uma clara referência à Globo, detentora dos direitos de transmissão das Eliminatórias da Copa, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A Globo parece aquele gente boa do colegial defendendo o amiguinho do fundamental.
Globo:
– Não mexe com meu amigo SBT, não! #JornalNacional #JN pic.twitter.com/PqGJ0eDcQk— Luiz Ricardo (@excentricko) June 12, 2021
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]