Mico em jogo da Série B faz Globo rever regras e adotar medidas “anti-gafes”

Globo
Globo reage após gafe em jogo da série B do Campeonato Brasileiro (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo ficou muito insatisfeita com a gafe na transmissão de Vasco x Cruzeiro, jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, realizado no último domingo (19). Por causa do erro no placar da partida, a emissora vai tomar medidas “anti-gafes” nos próximos jogos.

A partir de agora, as revisões de lances do VAR serão exibidas ao vivo. Além disso, segundo informações do Notícias da TV, o canal da família Marinho vai promover mudanças na escala das equipes.

Na TV aberta, o próximo final de semana será de teste para as novas regras, com Juventude x Santos e Fluminense x Bragantino. Os replays completos dos gols serão proibidos quando o lance estiver sob análise do juiz no VAR.

Os repórteres ganham carta branca na nova diretriz. Eles estão autorizados a falar em casos mais polêmicos, sem autorização prévia do narrador, sobre a revisão do lance. Joana Thimoteo, diretora de eventos esportivos da Globo, é a grande responsável pelas novas normas.

Jornalistas mais experientes, com pelo menos dez anos de cobertura esportiva, estão na lista das mudanças. Por exemplo: no clássico entre Corinthians e Palmeiras, André Hernan e Edgar Alencar estarão em campo para a equipe do Premiere, o ppv da Globo.

Confusão na transmissão

A gafe que causou toda a mudança na Globo aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo do jogo entre Vasco x Cruzeiro. No instante, o arbitro André Luiz de Freitas Castro anulou o gol marcado por Daniel Amorim, do time carioca. O time vencia por 1 a 0.

Nas imagens da transmissão, ninguém do time do microfone viu o lance como irregular e acreditaram que o segundo gol do Vasco estaria valendo. Dois minutos depois, aos 49 minutos da última etapa, o Cruzeiro empatou com Ramon.

Na transmissão, narradores e comentaristas entenderam que o gol do Cruzeiro diminuiu a vantagem do Vasco. A equipe da Globo reagiu incomodada com a comemoração dos cruzeirenses, sem entender que o gol provocou o empate da partida.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›