O Ministério da Justiça deu parecer contrário à autoclassificação da Globo para “Malhação – Vidas Brasileiras”, em exibição às 17h50. Por indicação do órgão, a novela passa a ser “não recomendada para menores de 12 anos”, e não mais “não recomendada para menores de 10 anos”. Devido à queda da vinculação horária à classificação indicativa, a faixa de veiculação da obra não sofrerá alterações.
O conteúdo, porém, deve passar por adequações. No despacho, o diretor do departamento de Políticas de Justiça, Geraldo Luiz Nugoli Costa, ressalta que “os contrapontos apresentados na trama não foram suficientes para atenuar o impacto imagético e contextual das tendências apresentadas para que estas se amoldassem à autoclassificação sugerida”.
Por conta disto, a abordagem de temas como “consumo de drogas ilícitas, assédio sexual, ato violento e linguagem de conteúdo sexual” não condiz com a autoclassificação atribuída pela Globo, que já havia sido notificada. O documento ressalta que “os ajustes realizados pela emissora não foram suficientes para sustentar a classificação da novela como não recomendada para menores de dez anos”.
“Malhação Vidas Brasileiras” debate os dilemas dos alunos de Gabriela (Camila Morgado). A cada quinzena, o foco da narrativa é alterado. Já foram abordados o vício em substância química de Kavaco (Gabriel Contente); o assédio sexual sofrido por Verena (Joana Borges); a perseguição religiosa contra Talíssia (Luellem de Castro); e, no momento, o preconceito à profissão, com o bailarino Leandro (Dhonata Augusto).
Saiba Mais:
Autor e diretor de “Malhação – Viva a Diferença” acompanham premiação na Alemanha
“Malhação – Vidas Brasileiras” terá cenas gravadas em São Paulo
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.