Ministério Público do Trabalho notifica a Globo por falta de negros em “Segundo Sol”

Da Redação

11/05/2018

Ícaro (Thales Miranda), Luzia (Giovanna Antonelli), Beto (Emílio Dantas) e Manuela (Rafaela Brasil): família baiana em “Segundo Sol” (Imagem: Divulgação / Globo)

A polêmica envolvendo a falta de atores negros na próxima novela das 21h da Globo, “Segundo Sol”, acaba de ganhar mais um importante capítulo nesta sexta-feira (11).

O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), enviou ao canal carioca uma notificação recomendatória queixando-se da falta de representatividade racial na história de João Emanuel Carneiro, que estreia na próxima segunda-feira (14) na emissora.

O caso chegou ao MPT por meio do grupo de Trabalho de Raça, da Coordigualdade. A denúncia é de que a novela ambientada na Bahia – estado com maior percentual de população negra no Brasil, segundo o IBGE – não estaria observando o respeito à representatividade negra, violando inclusive normas de promoção da igualdade do estado do RJ e da Bahia.

Decidimos expedir essa nota, com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade“, explicou a coordenadora nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis.

O órgão público recomendou a realização de adequações necessárias no roteiro e produção a fim de assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira. A empresa deverá comprovar as providências adotadas em relação a nova novela no prazo de 10 dias.

Caso isso não aconteça, caberá ao Ministério Público convocar a empresa para prestar esclarecimentos em audiência – e, eventualmente, firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta – ou propor ação judicial cabível.

Saiba Mais:

Saiba tudo o que rolou nas gravações de “Segundo Sol” na Bahia

Globo lança “Segundo Sol” em festa com tempero baiano

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.