Miriam Leitão foi direta a respeito das mentiras propagadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no debate realizado pela Globo na sexta-feira (28). A comentarista ficou perplexa com os dados distorcidos ditos pelo “capitão” ao telespectador e desmentiu todos em sua primeira participação na Central das Eleições.
VEJA ESSA
Ao lado de Natuza Nery, Miriam Leitão afirmou que “no primeiro segundo” Bolsonaro soltou uma notícia envolvendo o salário mínimo de 2023, de R$ 1.400, mas lembrou que na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) o valor é de R$ 1.294.
“O que isso significa? Se fosse verdade, seria o primeiro aumento real de salário mínimo. É uma coisa que não se sustenta, pois não está escrito”, esclareceu a jornalista da GloboNews, que desabafou sobre as mentiras de Bolsonaro sobre economia e, especialmente, sobre o desmatamento.
Miriam Leitão lembrou que no Governo Lula o desmatamento despencou ao longo de 10 anos. “Caiu 80%. Isso que o presidente Lula falou é verdade”, confirmou.
Bolsonaro brinca com os números, diz Miriam Leitão
Em conversa com Natuza, a jornalista da Globo não poupou críticas contra a estratégia de Bolsonaro em brincar com os números do desmatamento no país e cravou que o Chefe do Executivo mentiu muito ao longo do debate presidencial.
Ainda na Central das Eleições, Miriam Leitão deu seu ponto de vista sobre o debate e analisou que mesmo com a falta de um confronto de ideias, Lula saiu vitorioso por não ter caído no jogo sujo de Bolsonaro.
Confira:
A Miriam Leitão expondo as mentiras do Bolsonaro sobre o aumento do salário mínimo e o desmatamento pic.twitter.com/1KojsRkqSV
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) October 29, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].