MJ reclassifica “Verão 90” por insinuação sexual e consumo de droga lícita

Verão 90

Jesuíta Barbosa como Jerônimo, em cena de “Verão 90”; novela agora é imprópria para menores de 12 anos (Imagem: Divulgação / Globo)

Em decisão publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (18), o Ministério da Justiça determinou a reclassificação de “Verão 90”, novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral que a Globo exibe às 19h. O folhetim passou a ser não recomendado para menores de 12 anos; ontem, a emissora ainda veiculou o aviso de classificação indicativa, exibido antes do início de cada programa, considerando a trama imprópria para menores de 10 anos.

Segundo o MJ, “após monitoramento constante e cuidadoso da novela, identificou-se a frequente exibição de insinuação sexual, consumo de droga lícita, estigma/preconceito”. O órgão garante que a Globo foi notificada “a respeito da incompatibilidade do conteúdo exibido com a faixa etária pretendida” – 10 anos.

O canal argumentou que “as inadequações têm por objetivo apresentar o perfil dos personagens, caracterização de costumes e que as cenas de conteúdo sexual estão sempre no contexto de humor e realizados de forma leve e cuidadosa”. O MJ entendeu, porém, que a justificativa não fora suficiente, determinando a reclassificação para 12 anos.

Cabe lembrar que “Verão 90” exibe, ocasionalmente, aventuras sexuais de Quinzão (Alexandre Borges), Quinzinho (Caio Paduan), Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e Lidiane (Claudia Raia). Já a trama acerca do preconceito envolve, especialmente, Diego (Sérgio Malheiros); o uso de bebida alcoólica é constante nas cenas da boate Dr. Spock. A mudança na classificação, contudo, não afeta o horário de exibição.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.