Morre apresentador que fez história no Balanço Geral e detalhe da morte é revelado

Balanço Geral

Raimundo Varela comandou durante décadas o Balanço Geral Bahia (Imagem: Reprodução / Record)

Morreu na madrugada desta quinta-feira (7) Raimundo Varela Freire Júnior, aos 75 anos, em Salvador. O apresentador se tornou ícone do jornalismo na Bahia e, principalmente, da Record, pelo seu trabalho no Balanço Geral local.

O comunicador estava internado numa clínica na capital baiana, mas a causa do óbito não foi divulgada pela família. O filho do famoso, Gel Varela, disse que o pai passava por problemas de saúde desde a pandemia da Covid-19.

O jornalista foi um dos pioneiros do programa popular, que depois passou a ganhar versões pelo Brasil, como em São Paulo – comandado por Reinaldo Gottino.

Conhecido popularmente como Varela, o apresentador é considerado um dos principais comunicadores do estado. Ele tem uma extensa carreira no rádio e na televisão.

Nascido em Itabuna, interior da Bahia, o jornalista trabalhou como operário de uma fábrica de cimento, foi jogador de futebol e também diretor de um clube social.

Anos depois, ele passou a trabalhar na TV Itapoan, quando a empresa ainda era a afiliada do SBT em Salvador. Em 1981, Varela assumiu o cargo de apresentador do Balanço Geral.

Em 1990, ele deixou a empresa após brigas com a direção e teve uma passagem importante pela Band, onde apresentou o Jogo Aberto. Em 1997, Varela voltou à TV Itapoan, que já havia sido comprada pela Record.

O famoso assumiu novamente o Balanço Geral, que passou a incomodar muito a afiliada da Globo. O destaque do programa foi tão grande que a Record decidiu criar versões da atração em todo o Brasil a partir de 2004.

O comunicador ficou muito conhecido por bater de frente com políticos, apresentar problemas graves de comunidades da Bahia, ter bordões na “boca do povo” e pelas batidas de mão na bancada.

Além disso, Raimundo Varela tinha como uma de suas marcas a utilização de cartões vermelhos e verdes para falar de situações do cotidiano.

Raimundo Varela teve vários problemas de saúde

O apresentador sofreu com muitos problemas de saúde ao longo da vida. Em 2006, ele ficou internado em Salvador por um período e depois foi transferido para São Paulo para ser submetido a um transplante de fígado e rim.

O jornalista, inclusive, se tornou um exemplo por conseguir viver durante anos com dois transplantes e fez campanha pela doação de órgãos na Bahia.

Em 2020, ele deixou a apresentação do Balanço Geral, durante a pandemia, e virou apenas um comentarista da atração, diretamente da sua casa.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]