Uma das maiores cantoras do Brasil, Angela Maria nos deixou no fim da noite deste sábado (29), aos 89 anos. Angela estava internada há cerca de um mês no Hospital Sancta Maggiore, segundo informações de seu marido, Daniel D’Angelo, ao portal G1. Um quadro grave de infecção causou a morte da cantora; o anúncio de sua partida foi feito por Daniel e um dos filhos adotivos do casal, Alexandre, via Facebook.
“É com meu coração partido que eu comunico a vocês que a minha Abelim Maria da Cunha, e a nossa Angela Maria, partiu, foi morar com Jesus”, disse o esposo, revelando que Angela enfrentou 34 dias de internação, “sofrimento muito”. O velório está marcado para 10h deste domingo, no Cemitério Congonhas; o sepultamento está previsto para 16h.
Trajetória
Angela Maria iniciou sua carreira em coros de igrejas. Contra a vontade da família, abriu mão de empregos em fábricas de tecidos e de lâmpadas para se aventurar em programadas de calouros, em rádios como a Tupi e a Nacional. O nome artístico nasceu da necessidade de esconder da família esta “atividade paralela”. No início da década de 1950, emplacou seus primeiros discos. Ainda neste período, foi contemplada com os títulos “Princesa do Rádio” e “Rainha do Rádio”.
Foi também “batizada” “Sapoti” pelo presidente Getúlio Vargas, no auge de sua popularidade, como sambas-canções como “Ave Maria no morro”. No final dos anos 1970, conheceu Daniel, com que se casou oficialmente em 2012; o romance chamou a atenção pela diferença de idade – ela, com mais de 50; ele, com 18. Os dois adotaram quatro crianças. Na década de 1990, a cantora emplacou o álbum “Amigos”, em duetos com parceiros como Cauby Peixoto, com mais de 500 mil cópias vendidas.
Reverência
A Globo aprovou, recentemente, a sinopse de uma minissérie dedicada a Angela Maria. O texto de Filipe Miguez, com colaboração de Laís Mendes Pimentel, contempla três décadas da vida e da obra da cantora: do auge em 1950 à união com Daniel em 1980. A equipe pretendia contar com Angela no projeto.
Em fevereiro, a “Sapoti” declarou ao Jornal Extra: “Taís Araújo tem o perfil ideal para me interpretar”. Dias atrás, o nome de Claudia Abreu chegou a ser ventilado para o papel. A minissérie, ainda sem início de produção e lançamento definidos, deverá contar com dez capítulos.
Saiba Mais:
Amigos celebram Hebe Camargo, que nos deixou há 6 anos
Morre o ator Leonardo Machado, aos 42 anos, vítima de câncer
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.