Um dos mais importantes guitarristas do mundo, Lasse Wellander, que foi do grupo ABBA, morreu aos 70 anos nos últimos dias. O anúncio, porém, só foi revelado nesta segunda-feira (10).
VEJA ESSA
O músico faleceu na última sexta-feira (7), conforme anúncio em suas redes sociais, que declarou que ele estava em tratamento contra um câncer.
“Lasse recentemente adoeceu no que acabou sendo um câncer com metástases, e no início da Sexta-feira Santa ele morreu, cercado por seus entes queridos. Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso”, disse o comununicado.
Os familiares ainda afirmaram no texto que Lasse Wellander sempre foi gentil, seguro, atencioso e amoroso com todos: “Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você. Nós o amamos e sentimos muito sua falta. Lena, Ludvig e Andréas”.
Já o grupo ABBA, na manhã de hoje, se pronunciou em rede social dizendo que ele foi um “cara engraçado” e um “guitarrista excelente”.
A banda também declarou que ele teve uma importância grande no grupo por causa da sua criatividade no estúdio de gravação, além do “seu trabalho de guitarra sólido” nos palcos.
A carreira de Lasse Wellander
Wellander nasceu em 1952 em uma região chamada de Skrikarhyttan, na Suécia. Ele começou a tocar guitarra ainda um garoto no início dos anos 1960, depois dos Beatles aparecerem em um programa de música pop sueco.
Entre 1968 e 1970, o músico fez parte de uma banda chamada Blues Quality. Com o fim do grupo, alguns dos membros criaram a Nature, que durou até 1977.
Em uma das turnês do grupo que Lasse Wellander foi convidado para participar de uma gravação do ABBA, em 1974, juntando-se ao quarteto Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad.
Ver essa foto no Instagram
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]