Morre músico fundador da banda RPM, aos 64 anos, em São Paulo

Luiz Fábio Almeida

15/06/2023

RPM

Luiz Schiavon morreu nesta quinta (Imagem: Reprodução / Instagram)

Tecladista e fundador da RPM, Luiz Schiavon morreu nesta quinta-feira (15), em São Paulo, aos 64 anos. O grupo é considerado um dos maiores da história do pop rock do Brasil.

O maestro e compositor estava internado em um hospital em Osasco, na Grande São Paulo. Em nota, a esposa de Luiz Schiavon ressaltou que o músico lutava contra uma doença autoimune. Segundo ela, nas últimas semanas, o artista passou por uma cirurgia e sofreu complicações.

“É com pesar que a família comunica o falecimento de Luiz Schiavon. Ele vinha lutando bravamente contra uma doença autoimune há 4 anos mas, infelizmente, ele teve complicações na última cirurgia de tratamento e não resistiu”, desabafou a família.

O comunicador reforçou que o velório e enterro do fundador da RPM serão reservados apenas aos amigos e parentes.

“Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo”, comentou.

Por fim, o texto pediu o respeito dos fãs e da imprensa. “Esperamos que lembrem-se dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações“, completou.

Na Globo, comandou a banda do extinto Domingão do Faustão no período de 2004 a 2010. Ele também foi compositor de trilhas sonoras de novelas como Terra Nostra, Esperança e O Rei do Gado.

A história da RPM

Schiavon criou o grupo na década 1980 na capital paulista ao lado do vocalista Paulo Ricado, o guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo Antônio, o P.A., que faleceu em 2019.

O primeiro disco vendeu mais de 900 mil cópias. Nele estavam os hits como Olhar 43 e Rádio Pirata. O grupo teve uma primeira crise em 1987. Foram, ao todo quatro pausas até o retorno definitivo em 2011, com show até os dias atuais.

O vocalista Paulo Ricardo não integra a formação atual da banda de pop rock, pois preferiu seguir em carreira solo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]