Morre Sidney Poitier, o primeiro ator negro a vencer o Oscar

Sidney Poitier
Sidney Poitier morreu nesta semana, mas a causa não foi revelada (Imagem: Reprodução)

O ator Sidney Poitier morreu aos 94 anos nesta semana. A notícia foi confirmada pelo Ministro de Relações Internacionais das Bahamas, nesta sexta-feira (7). O artista, cabe lembrar, foi o primeiro negro a ganhar o título de Melhor Ator do Oscar.

Astro de No Calor da Noite (1967) e de Adivinhe Quem vem Para Jantar (1967), ele recebeu a estatueta da Academia por sua performance em Uma Voz nas Sombras (1963). A causa da morte dele não foi revelada. A informação é do jornal O Globo.

Sidney Poitier tinha dupla cidadania já que nasceu em Miami durante uma visita dos pais aos Estados Unidos. Apesar disso, ele cresceu nas Bahamas. Ele mudou-se para os EUA aos 15 anos. O seu primeiro filme foi em 1950, e o primeiro protagonista veio em 1955 em Sementes da Violência.

O artista chegou a receber duas indicações ao Emmy de melhor de telefilme na década de 1990. Em uma das produções, ele deu vida ao Nelson Mandela, no filme para TV Mandela and the Klerk (1997). Ao todo, ele recebeu 27 prêmios na carreira e mais de 40 indicações.

A sua última aparição nos cinemas foi em Construindo um Sonho, um melodrama sobre um homem que lida com a perda da esposa, de 2001. Apesar da aposentadoria, ele permanecia uma das figuras mais adoradas de Hollywood.

O afastamento do cinema veio por causa dos interesses políticos do ator, que chegou a ser embaixador das Bahamas no Japão entre 1997 e 2007.

Tributo a Sidney Poitier

O primeiro-ministro das Bahamas, Chester Cooper, prestou tributo ao ator. “Entrei num conflito de sentimentos, de tristeza e celebração, quando descobri que Sidney Poitier tinha morrido”, disse ele.

“Me senti triste porque ele não estaria mais aqui para dizermos o quanto ele é importante, mas celebrei o tanto que ele fez para mostrar que aqueles que têm as origens mais humildes podem mudar o mundo. Perdemos um ícone, um herói, um mentor, um guerreiro, um tesouro nacional”, completou.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›