Morre Zé Celso, um dos maiores dramaturgos do país, aos 86 anos

Henrique Carlos

06/07/2023

Zé Celso

Morre Zé Celso, um dos maiores dramaturgos do país, aos 86 anos (Imagem: Reprodução / Instagram)

Morreu nesta quinta-feira (6), ao 86 anos, em São Paulo, José Celso Martínez Corrêa, conhecido como Zé Celso. O artista foi um dos grandes nomes da dramaturgia nacional e criador do renomado Teatro Oficina.

O artista estava internado na UTI do Hospital das Clínicas após sofrer queimaduras em 53% do seu corpo durante um incêndio em seu apartamento na última terça-feira (4), causado por um aquecedor elétrico.

Sua carreira foi marcada pela luta contra a repressão da ditadura militar nos anos 60. O dramaturgo foi membro fundador do Teatro Oficina, que se tornou um símbolo nacional. Sua paixão pelo método de atuação de Constantin Stanislavski mudou o panorama teatral brasileiro.

Em 1974, Zé Celso foi preso e torturado, sendo obrigado a se exilar em Portugal. Foi lá que decidiu encenar a peça Galileu Galilei. Em 2010, ele foi anistiado pelo Estado brasileiro e recebeu uma indenização de R$ 570 mil.

Zé Celso teve momentos importantes e trabalhou com grandes nomes da arte brasileira

Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, Zé Celso estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. O Teatro Oficina, que ele desenvolveu, se tornou um centro de estudos de dramaturgia, formando talentos como Esther Góes, Leona Cavalli e Bete Coelho.

Grandes ícones, como Zezé Motta, Fernanda Montenegro e Marieta Severo também passaram pelo teatro. Vale ressaltar que Zé Celso travou uma batalha judicial contra Silvio Santos por quatro décadas. O dono do SBT era proprietário do terreno onde o teatro estava localizado.

Enquanto Silvio pretendia construir um condomínio, Zé Celso almejava transformar o local em um parque público. O artista deixa seu marido, Marcelo Drummond, com quem compartilhou 37 anos de vida.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por televisão, cinema e especialista em novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.