Movimento contrário à realização da Olimpíada ganha força no Japão e transmissão é incerta

Jogos Olímpicos de Tóquio
Emissoras estão preocupadas com indefinição da Olimpíada de Tóquio (Imagem: Divulgação / Globo)

A pouco mais de dois meses para o início da Olimpíada de Tóquio, ainda há incertezas sobre a realização do evento. Nas últimas semanas, com o aumento no número de casos de pessoas infectadas com Covid-19, um movimento contrário à realização do evento ganhou força no país.

Segundo o colunista Flávio Ricco, uma petição online já reuniu mais de 200 mil assinaturas nos últimos dias, à medida que aumentam as preocupações do público sobre a sua realização diante dos riscos e números da doença tão elevados. Afinal, para um evento de tamanha grandeza, em meio a uma pandemia, pode colocar em risco os voluntários, atletas, oficiais e o público japonês.

Enquanto isso, as emissoras brasileiras que possuem o direito da transmissão estão na expectativa para que tudo ocorra como o planejado. A Band, através do BandSports, realizou na terça-feira (11) um evento online para apresentar ao mercado comercial seu plano de cobertura para os Jogos Olímpicos.

Já a Globo, dona dos direitos para TV aberta e canais SporTV, também já está com tudo definido, inclusive a equipe que estará de Tóquio exibindo a competição.

Recentemente, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio adiou para junho a decisão sobre a presença ou ausência de espectadores locais nas competições, que acontecem entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.

Ao mesmo tempo, os organizadores anunciaram que os atletas participantes deverão passar por um teste de covid-19 todos os dias, quando o plano inicial previa controles a cada quatro dias.

Os torcedores estrangeiros já foram proibidos de comparecer aos Jogos devido à pandemia. Tóquio e três outros departamentos japoneses entraram no final do mês passado em um terceiro estado de emergência após o aumento de casos de covid-19, o que implicou na realização de eventos esportivos a portas fechadas.

Até agora, alguns eventos como partidas de beisebol ou futebol e um torneio de patinação artística foram organizados com a presença de público, com o uso obrigatório de máscara e sem manifestações de apoio aos atletas.

Caso os espectadores sejam autorizados a assistir aos jogos, regras semelhantes serão impostas, anunciaram os organizadores.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›