A escalação de atores feita pela Globo para “Segundo Sol”, próxima trama das 21h que estreia no próximo dia 14 de maio, tem dado o que falar. Ambientado na Bahia, o folhetim de João Emanuel Carneiro aposta em nomes conhecidos do público para os papéis principais – e isso incomodou muita gente.
Nas redes sociais, muitos justificam o fato de que, por conta da novela passar em um estado onde grande parte da população é negra, o canal carioca teria que priorizar atores e atrizes negros, e não chamado Emílio Dantas e Giovanna Antonelli para os papéis principais, por exemplo.
A polêmica foi tanta que uma página no Facebook reuniu o nome de vários profissionais negros que foram deixados de lado durante a escalação da trama. “Tá aí, alguns outros atores também talentosos que poderiam ter sidos escalados para Segundo Sol! Agora se você não vê problema na escalação de uma novela que retrata um estado com 80% da população negra e a escalação tem 80% de brancos. Ai o problema é totalmente seu: Se vire com seu preconceito!”, diz a publicação.
Apesar do manifesto, intitulado “#EuPoderiaEstarNaNovelaSegundoSol”, a iniciativa não levou em consideração que grande parte dos profissionais apontados já está comprometida com outros trabalhos na televisão, enquanto outra, atualmente, sequer faz parte do quadro de profissionais da Globo.
Saiba Mais:
Globo promove lançamento oficial de “Segundo Sol” no Rio de Janeiro
“Karola se inspira em Ivete Sangalo”, diz Deborah Secco sobre vilã em “Segundo Sol”
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.