MP anuncia medida contra Léo Lins após “piada” sobre criança com hidrocefalia

Léo Lins

Léo Lins é alvo de decisão polêmica do MP (Imagem: Reprodução / Instagram)

A polêmica envolvendo uma “piada” de Léo Lins sobre criança com hidrocefalia ganhou um novo capítulo. Isso porque o Ministério Público do Estado do Ceará pediu à Justiça, nesta segunda-feira (11), que proíba o humorista de fazer piadas de cunho preconceituoso contra pessoas com deficiência, idosos e outras minorias.

O famoso, cabe lembrar, tem show marcado em Fortaleza, no Ceará, para o próximo dia 30 de julho. Segundo o G1, a ação foi tomada após uma representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) secção Ceará.

No pedido, o MPCE pede ainda que a Justiça determine a aplicação de multa no valor de R$ 20 mil por cada menção desrespeitosa a quaisquer minorias que eventualmente seja feita durante o show.

A polêmica teve início quando um trecho de um show de Lins viralizou na última semana. No vídeo, ele faz uma piada ofensiva sobre uma criança com hidrocefalia, que viveria no Ceará.

A repercussão negativa do ato levou à demissão de Léo Lins do SBT, emissora onde ele trabalhava desde a criação do The Noite. A empresa não quis comentar se o fato tinha relação com a fala do humorista.

Vídeo de Léo Lins foi criticado pela AACD e internautas

Depois que o vídeo viralizou, muita gente criticou o famoso. “Total preconceito com o Nordeste. Acha que vivemos na seca! Tomara que ele nunca passe pela dor de ter uma criança com hidrocefalia”, disse uma internauta.

“Piada tem limite. Caso ele não saiba ele tá reforçandoa xenofobia com essa ‘piada’. A hidrocefalia é uma condição patológica. Ridículo”, comentou outra usuária do Instagram.

A Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), entidade nacional referência na causa da hidrocefalia, se posicionou: “A AACD repudia veemente a ‘piada’ feita por Leo Lins em vídeo divulgado nas redes sociais do comediante”.

“Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama pessoas com deficiência de “crianças com vários tipos de problema” e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, complementou a publicação da AACD.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.