MP apura suposto crime por fala na Jovem Pan News sobre morte de judeus

Jovem Pan News
José Carlos Bernardi é alvo do MP após comentário polêmico (Imagem: Reprodução / YouTube)

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) decidiu tomar uma atitude contra o comentarista político José Carlos Bernardi, que soltou uma declaração polêmica na Jovem Pan News. No Jornal da Manhã, ele afirmou que a Alemanha enriqueceu por “matar um monte de judeus”.

Segundo informações do UOL, a promotora de Justiça Maria Fernanda Balsalobre Pinto instaurou um procedimento para apurar eventual cometimento de “crime de ódio por intermédio de meios de comunicação”, caracterizando antissemitismo, por conta de comentário feito pelo jornalista.

“De acordo com informações que chegaram ao conhecimento do Gecradi, Bernardi teria declarado que o Brasil enriqueceria ‘se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles’. Na portaria que instaura o procedimento, a promotora determinou que se oficie ao grupo Jovem Pan, solicitando a mídia original do programa jornalístico no prazo de três dias”, afirmou a nota do MP-SP.

Em seu perfil do Twitter, nesta quarta-feira (17), José Carlos Bernandi se pronunciou de forma breve sobre o assunto:

“Não vão conseguir calar minha voz conservadora e de direita. Sou defensor do Brasil soberano e seguidor dos valores judaico cristãos. As narrativas são desmontadas uma a uma com a mais pura verdade. Convoco minha Audiência para amplificar e manter a luta contra o mal ativa.”

A polêmica

Na última terça-feira (16), o jornalista sugeriu que a morte de judeus poderia reerguer a economia do país. O discurso antissemita foi feito no Jornal da Manhã. Bernardi e Amanda Klein discutiam sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento aberto no Parlamento Europeu na segunda-feira (15).

“A Angela Merkel [chanceler da Alemanha] abriu o país para todo o mundo árabe. As alemãs estão sendo estupradas em praça pública. Este é o país que você defende”, disparou ele.

“Quem dera o Brasil chegar aos pés do desenvolvimento econômico da Alemanha”, opinou Klein. Na sequência, os telespectadores da JP News viram e ouviram uma coleção de absurdos de José Carlos Bernardi:

“É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›