Mudanças na Globo mostram descompasso entre comercial e artístico

Globo
Eduardo e Marcos de Carvalho autores de Malhação – Eu Quero É Ser Feliz; Globo suspende novela por questões financeiras, sem se preocupar com o artístico (Imagem: Reprodução / YouTube)

É fato: a Globo está enxugando despesas. Após anos de gastos exorbitantes, e muitas vezes desnecessários, a emissora busca manter as contas no azul. Vem daí o fim de Malhação, decretado esta semana. Mas… os cortes comuns em qualquer empresa aqui ganham outra dimensão. Afinal, estamos falando da rede de TV líder de audiência no Brasil e de um dos maiores grupos de mídia do mundo.

A impressão para o público é de que a Globo aperta os cintos sem se importar com o figurino. Não há o mínimo de traquejo na tomada de resoluções que influenciam o mercado audiovisual e mexem com o imaginário do público. As decisões burocráticas atropelam a porção artística. Foi o que se viu com Malhação. Autores, diretores e equipe técnica foram mobilizados para dois projetos interrompidos abruptamente, Transformação e Eu Quero é Ser Feliz.

Esse descompasso já gerou outras situações, no mínimo, peculiares. Caso da tumultuada transição de Luciano Huck para os domingos. Por compromissos comerciais, leia-se dinheiro, o Show dos Famosos de Fausto Silva foi mantido no novo Domingão. O desânimo, porém, domina o quadro. Huck não se afina com o conteúdo, que perdeu o dinamismo das temporadas anteriores. Os anunciantes, diante das queixas do público, certamente estão frustrados.

O mesmo se dá agora com Malhação. Foram 25 anos de história, agora jogados no arquivo sem um desfecho digno. A última fase inédita, Toda Forma de Amar, foi encerrada com narração por conta da pandemia, cabe lembrar. É uma pena que a Globo não se permita, e não ofereça à audiência, uma última temporada… Dinheiro é tudo, imagem também. Cabe afinar as contas com a criação e o desenvolvimento.

MAIS LIDAS

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›