Na Band, GP de São Paulo de F1 perde 69% de audiência em 4 anos

Fórmula 1
Na Band, Fórmula 1 perde audiência a cada GP de São Paulo (Imagem: Reprodução / Band)

No comando da transmissão da Fórmula 1 desde 2021, a Band ganhou um desafio para a temporada do ano que vem: elevar os índices de audiência da competição entre carros. O GP de São Paulo foi a pá de cal que faltava para acender o alerta vermelho na direção.

Mesmo com a informação do narrador sobre a “gigante audiência” obtida ao longo de todo o trabalho na corrida do último domingo (5), ficou claro com a aferição do Ibope que o número não foi tão grande assim.

GP de São Paulo de Fórmula 1 exibido pela Band tem declínio de audiência a cada ano

Segundo dados obtidos pelo RD1, o GP de São Paulo bateu 7 pontos de audiência em 2021, com liderança por 31 minutos. Em 2022, o Grande Prêmio chegou a 5 pontos. Neste ano, a briga na pista arrematou 4 pontos de média.

A título de comparação, em 2008, quando Felipe Massa, da Ferrari, ficou a 1 ponto de Lewis Hamilton, na briga pelo campeonato, a Globo amealhou 33 pontos. Em 2016, 8 anos depois, a média foi de 17 pontos. No ano seguinte, 14, e em 2018 e 2019 a audiência foi de 13 pontos.

O baixo índice de audiência não correspondeu ao enorme trabalho realizado pela Band para a cobertura do evento. O Jogo Aberto e Os Donos da Bola tiveram edições ao vivo do estúdio exclusivo da emissora no Autódromo de Interlagos, e isso fez um bem enorme na audiência de sexta-feira.

No domingo, mesmo os 4 pontos da Fórmula 1 foram suficientes para o terceiro lugar, com vitória nos décimos na briga com a Record, algo impossível com a grade normal.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].