A TV aberta segue rainha e absoluta na audiência. Em outubro, a soma dos canais de sinal gratuito no país chegou a 31,5 milhões de pessoas diferentes em um único dia. As plataformas digitais alcançaram no mesmo recorde 29,3 milhões.
VEJA ESSA
O levantamento feito pela Cross Plataforma View, da Kantar Ibope Media. A metragem colocou o Painel Nacional de Televisão com 51,5 milhões de espectadores apenas na TV aberta, ante 43,1 milhões do streaming.
A mesma pesquisa apontou que 70,9% do tempo dedicado ao consumo de vídeo foi na TV linear, ou seja, na programação normal, diante de 29,1% no conteúdo digital. 48,1% das pessoas assistiram o serviço de streaming pela TV.
Ao mesmo tempo, 43,7% acompanharam o conteúdo via smartphone e 6,8% pelo computador. O tablet representou apenas 1,4% da forma usada pelo público para assistir alguma atração.
As mulheres foram maioria na TV aberta e streaming, com representação na casa dos 57%, diante de 43% dos homens. Nas plataformas, o número foi 55%/45% favorável ao público feminino.
No trabalho do Ibope, ficou claro que a TV aberta assegurou um público majoritariamente mais velho, com 34% acima dos 60 anos, 23% entre 35 e 49 anos, e 18% entre 50 e 59 anos. O pessoal de 25 a 34 anos bateu 11%. Em seguida, 5% entre 4 e 11 anos e 3% entre 12 e 17 anos.
Globo, Record, SBT, canais pagos e YouTube asseguram 65% do público em outubro
No ranking do Ibope, a Globo conquistou 27,4% de share (número de televisores ligados) em outubro, acompanhada pelo YouTube (14%), Record (9,6%), canais pagos (7,5%) e SBT (6,7%).
A sexta posição em diante foi dividida entre streaming e redes sociais. O TikTok fez 3,4%, assim como a Netflix. O Globoplay surgiu com 0,7%. Depois, Prime Video (0,6%), Record News (0,4%), Twitch, HBO Max, Disney +, Star + (0,2% cada uma), Pluto TV (0,1%) e Play Plus (0,08%).
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].