Jessica Senra, apresentadora do Bahia Meio-Dia, da TV Bahia, afiliada da Globo na Bahia, se manifestou sobre as falas xenofóbicas do vereador Sandro Fantinel contra trabalhadores do Nordeste, em especial os baianos. O vídeo do desabafo da âncora viralizou nas redes sociais.
VEJA ESSA
A jornalista disse que o vereador ficou revoltado porque os trabalhadores escaparam das condições degradantes do trabalho e denunciaram toda a situação para as autoridades.
Fantinel acusou os nordestinos de “preguiçosos e sujos” e que “a única cultura dos trabalhadores da Bahia é viver na praia tocando tambor”, em total preconceito. Baiana, Jessica Senra usou o seu espaço na Globo e rasgou o verbo.
A apresentadora confirmou a batucada do tambor, as praias maravilhosas, “mas essa não é nossa única cultura”, e cravou que “nossa cultura é, também, não se deitar para autoritários, para tiranos, para senhores de engenho”.
Jessica Senra acaba com vereador do RS
O Rio Grande do Sul foi um estado colonizado por imigrantes europeus, principalmente por alemães e italianos. Eles chegaram no país pobres e eram fugitivos de crises econômicas na Europa.
Por aqui, todos receberam concessão de terras, subsídios financeiros, roupas e até animais para criação. Senra afirmou que o vereador de um estado construído com a força de pobres imigrantes fez um discurso discriminatório contra pessoas humildes em busca de oportunidades de trabalho.
Confira:
Sobre as falas xenofóbicas e racistas do vereador gaúcho sobre baianos ao se referir aos trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão. #RespeitaABahia #XenofobiaNão pic.twitter.com/s9a3ENun4M
— Jessica Senra (@jessicasenra) March 1, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].