Na GloboNews, Fernando Gabeira vai contra colegas e crítica formato de debate

Fernando Gabeira
Fernando Gabeira provoca climão na Central das Eleições (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Alguns minutos após o fim do debate presidencial na Globo, a Central das Eleições, na GloboNews, contou com um comentário inesperado de Fernando Gabeira, que criticou abertamente o formato do programa estrelado por Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

O comentarista fugiu da análise sobre o desempenho de Bolsonaro e Lula no primeiro momento e destacou seu ponto de vista sobre o formato do debate. Para ele, a escolha da Globo não vai ter futuro.

Gabeira chegou à conclusão que o formato “não nos dá uma qualidade que o povo brasileiro precisa” e que a liberdade dada aos candidatos “cria uma situação onde um fala o que quer e o outro responde o que quer”.

A Globo seguiu o exemplo do debate da Band, que foi bem aceito pelo público em geral e pelos críticos de TV, com cada candidato responsável por tomar conta do seu próprio tempo, 15 minutos, ao longo de um bloco.

A emissora ainda acrescentou 5 minutos, no mesmo formato, para perguntas baseadas em temas disponibilizados pela produção.

Fernando Gabeira comparou o debate feito pela Globo com os encontros entre republicanos e democratas nos Estados Unidos. “Os candidatos dizem coisa com coisa. O que nós vimos hoje não foi isso”, avaliou.

Ao vivo, colegas discordam de Fernando Gabeira

Mesmo com o reforço de sua visão contra o formato, Gabeira não recebeu o apoio de Mônica Waldvogel, que aprovou ao esquema adotado pela Globo e salientou que os problema não estava no formato, mas nos candidatos.

Natuza Nery entrou no mesmo argumento de Waldvogel e citou Bolsonaro e Lula como os responsáveis pela condução do formato. Em resumo, no final da Central das Eleições, todos foram unânimes em lamentar o debate raso proporcionado por ambos os candidatos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].