Nando Brandão exalta papel de drag queen em Pega Pega: “País que mais mata LGBTQIA+”

Nando Brandão
Nando Brandão caracterizada como Kika em Pega Pega (Imagem: Divulgação / Globo)

Nando Brandão conquistou destaque nacional ao interpretar a drag queen Kika em Pega Pega, da Globo. Mesmo irreconhecível por trás de imensos cílios postiços, perucas e maquiagens pesadas, ele celebrou o poder que a transformação lhe deu: o de dar a cara a tapa em rede nacional.

Eu sou uma pessoa que faz parte da sigla e este é o país que mais mata LGBTQIA+ no mundo. Então, não tinha como não se emocionar ao fazer uma drag em uma trama tão leve, tão inclusiva e que tratava a questão com tanto respeito“, disse em entrevista ao Notícias da TV.

O ator relembrou que decidiu dar vida ao personagem no folhetim de Claudia Souto como forma de contribuir para o momento especial em que os artistas desse nicho, que, na época, finalmente deixavam o circuito alternativo para conquistar espaços de relevância no mainstream.

Era ainda uma classe muito marginalizada, mas a autora escrevia de uma forma tão legal que vários se sentiam representados“, ponderou.

O artista, é claro, precisou passar por laboratórios antes de interpretar o papel. Ele relembrou que foi muito bem recepcionado ao comparecer a shows de drag no Teatro Rival, no centro do Rio de Janeiro, ao lado de colegas como Alessandro Brandão e Gabriel Sanches. “As pessoas sabiam que era a gente na novela e achavam muito legal, porque o tema era debatido de forma respeitosa“, contou.

Kika, inclusive, surgiu em sua vida em uma fase crucial: “As coisas estavam dando errado. Eu vinha do teatro musical, fazendo uma peça na garra, sem dinheiro. Até o dia em que eu vim fazer uma participação em outra novela das sete, como um bandido, e um produtor de elenco achou que eu ia ficar ótimo de drag“.

Nando, porém, nunca tinha cogitado subir num salto alto. “Os meus colegas me sacaneavam muito porque eles terminavam as cenas com as unhas lindas, impecáveis, e eu precisava sair catando as que eu tinha perdido durante a gravação“, brincou.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›