Neurocientista fala sobre caso de Karol Conká no BBB 2021: “Psicopatia e narcisismo”

Especialista abre o jogo sobre Karol Conká (Imagem: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

Karol Conká bateu recorde histórico de rejeição no BBB 2021 nesta terça-feira (23), com 99,17% dos votos, mediante seu comportamento polêmico na casa, na forma de se relacionar com os demais participantes.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

Sobre o assunto, o colunista Leo Dias consultou o médico neurocientista José Fernandes Vilas e ele acabou apontando traços de psicopatia e narcisismo na cantora, detalhando várias situações que comprovam isso.

“É evidente que não se faz um diagnóstico por vídeos ou suposições, mas o comportamento de Karol Conká tem estremecido especialistas e instigado uma legião de pessoas”, disparou.

“O psicopata ou sociopata, cujo nome técnico é Transtorno de Personalidade Antissocial, é caracterizado por um padrão de comportamento que não vê consequências em se posicionar sem empatia e com descaso em relação às demandas do próximo”, explicou.

“Sua excentricidade é alimentada pelo poder que ele exerce sobre outras pessoas e acredita que os perdedores merecem perder”, disse ainda, deixando claro que isso é mais comum do que todos imaginam:

“Pode ser aquele funcionário que passa por cima de todos, sem olhar para os lados ou medir consequências para se destacar ou vender mais. Pode ser aquele indivíduo amigo de todo mundo, mas que nas entrelinhas consegue manipular cada elemento da equipe. É aquela pessoa que faz de tudo para destruir você, por prazer”.

Ele disse que não é possível diagnosticar Karol com Transtorno de Personalidade Antissocial, algumas características se assemelham ao seu comportamento no reality show.

“Psicopatas não possuem nenhum remorso por prejudicar alguém. São autoconfiantes, arrogantes e presunçosos. Não se deixam abater. Sua vaidade se alimenta do poder que exercem sobre a presa”.

Sobre o comportamento narcisista, ele explicou: “Todo mundo acha que se achar lindo é narcisismo, mas isso vai muito além de uma simples vaidade. O narcisista é caracterizado por uma personalidade que presa a grandiosidade, a necessidade de constante adulação. Precisam ser louvados, mimados, sua autoestima necessita ser alimentada”.

“Narcisistas superestimam suas habilidades e exageram suas realizações. Se sentem superiores, dotados de uma coisa especial. Essa superestimação de seu próprio valor e realizações muitas vezes implica uma subestimação do valor e das realizações dos outros”, revelou.

“São fantasiosos, necessitam e se preocupam com conquistas mirabolantes, como serem admirados por sua eloquente inteligência ou beleza avassaladora”, assegurou.

“Eles se sentem humilhados ou se chateiam em relação às críticas dos outros. Podem responder com desprezo, raiva, ou agressão física quando se sentem menosprezados”, completou, apontando semelhanças com Karol Conká:

“Após relatar os fenótipos desses dois tipos de personalidade, podemos avaliar algumas frases de Karol. ‘Eu sou a mais querida da casa’, ‘Sou uma pessoa relevante lá fora’, ‘Você que estava me desejando e eu cedi pois você insistiu’, ‘Fiz 10 shows no Japão’, ‘Só atraio homens que querem meu dinheiro’, ‘Eu sou maravilhosa’. Entendeu quem é a artista?”.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›