NFL, Sidney Oliveira e Bundesliga: As 3 derrotas da RedeTV! nas últimas semanas

Nos últimos dias, a RedeTV! enfrentou uma série de reveses significativos, que impactaram diretamente sua programação e receita.

RedeTV!
RedeTV! perdeu importantes parcerias (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Em um curto período de tempo, a emissora perdeu importantes parcerias e direitos de transmissão, incluindo a prisão de Sidney Oliveira, a perda dos direitos de exibição da Bundesliga e, mais recentemente, a NFL. Esses acontecimentos marcaram um momento delicado para a rede.

A maior decepção veio com a notícia de que a RedeTV! não renovou seu contrato com a NFL, cujo vínculo se encerrou no final da temporada passada, em fevereiro. A informação é do TV Pop.

Apesar dos esforços da emissora, não houve um acordo para prolongar a parceria, estabelecida inicialmente em 2022.

Mesmo com uma audiência residual, os jogos de futebol americano proporcionavam uma fonte significativa de receita, especialmente devido à sua capacidade de atrair o público das classes AB, mais qualificado e propenso a consumir produtos de marcas premium.

NFL ajudou a RedeTV!

A transmissão da NFL trouxe visibilidade à emissora, com destaque para os intervalos comerciais que contavam com grandes anunciantes, como a JHSF (responsável pelo Shopping Cidade Jardim), Itaú e Apple.

Essa audiência qualificada foi um dos pontos altos da parceria, com o público da NFL trazendo uma nova dimensão à RedeTV!, que até então não era amplamente reconhecida por esse segmento.

Contudo, a oficialização da parceria da Globo com a NFL, anunciada no dia 26 de agosto, pegou de surpresa a RedeTV!.

RedeTV
Budesliga é disputada na TV aberta (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

A Globo, além de exibir jogos no SporTV, oferecerá uma cobertura abrangente da NFL em suas plataformas digitais e transmitirá os jogos com uma forte cobertura jornalística.

A RedeTV!, por sua vez, ainda espera uma última tentativa de acordo, podendo até exibir compactos dos jogos em uma faixa de madrugada.

Além disso, a emissora continuava investindo em conteúdo relacionado ao futebol americano, como um podcast semanal sobre a modalidade. No entanto, esse podcast não foi ao ar em 25 de agosto, sem explicações sobre o motivo, e o programa NFL Show também foi retirado da programação.

As redes sociais da RedeTV!, que anteriormente se dedicavam ao universo da NFL, pararam de ser atualizadas, interrompendo a comunicação com os fãs da liga.

Situação tensa

A situação ficou ainda mais tensa quando a emissora, que havia criado uma página dedicada à NFL nas redes sociais, não atualizou mais os perfis, mesmo diante de eventos de grande relevância na liga, como o noivado de Taylor Swift com o jogador Travis Kelce.

Até o momento, as últimas publicações da RedeTV! falavam sobre a “continuidade da história” e a próxima partida da NFL no Brasil, mantendo um tom publicitário.

Com tudo isso, a história da NFL na RedeTV! parece chegar ao fim, deixando muitos questionando o futuro da emissora em termos de grandes contratos de transmissão.

Embora um pequeno núcleo dentro da RedeTV! ainda tenha esperança de um acordo de última hora, a possibilidade de uma retomada parece cada vez mais distante.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]