No JN, William Bonner quebra o protocolo e ironiza pedido de Bolsonaro à China

William Bonner
William Bonner ironizou pedido de Bolsonaro à China (Imagens: Reprodução – Globo – Agência Brasil / Montagem – RD1)

William Bonner mais uma vez quebrou o protocolo da Globo no Jornal Nacional. Nesta terça-feira (9), o âncora mostrou um tom irônico ao noticiar um pedido de ajuda do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) à China.

O momento aconteceu antes da exibição de uma reportagem sobre a carta enviada pelo Governo Federal ao embaixador do país asiático no Brasil. Nela, o Ministério da Saúde solicita a compra de 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV.

Antes da matéria, William Bonner disse que o Brasil precisa de vacina: “E está pedindo. Está pedindo para quem? Para a China!”.

Com o tom utilizado, o apresentador do Jornal Nacional fez referência ao fato do presidente ter ironizado e criticado a China desde o começo da pandemia da covid-19, por causa da origem da doença.

Além disso, o filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL), chegou a compartilhar postagens culpando o governo chinês pela pandemia. Na época, o embaixador da China no Brasil Yang Wanming repudiou as palavras do deputado também em uma rede social.

Nos outros meses, o ex-ministro da educação, Abraham Weintraub, sugeriu, sem provas, que a China poderia se beneficiar da crise mundial causada pela Covid. Já o presidente da República, em outubro, disse que faltava credibilidade à CoronaVac, vacina produzida na China.

Na ocasião, ele disse: “A da China, lamentavelmente, já existe um descrédito muito grande por parte da população, até porque, como dizem, esse vírus teria nascido lá”.

Confira o momento e a repercussão:

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›