No “Melhores do Ano”, Alexandre Nero enaltece Lula e Fernanda Montenegro fala sobre Lei Rouanet

Alexandre Nero exaltou o ex-presidente Lula, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (Imagem: Paulo Damasceno / Globo)

O ‘Troféu Domingão – Melhores do Ano’ foi marcado por gafes de Fausto Silva, “zebras” e discursos políticos. Os posicionamentos dos famosos durante o prêmio, distribuído neste domingo (9) em edição especial do “Domingão do Faustão”, dominaram as redes sociais; vários concorrentes e vencedores, como Alexandre Nero, Fernanda Montenegro e Patrícia Pillar, chegaram os TrendingTopics do Twitter.

Vencedora na categoria “atriz revelação”, Bella Piero – a Laura, de “O Outro Lado do Paraíso” – foi ao palco buscar sua estatueta ao lado das concorrentes, Claudia de Moura e Kelzy Ecard (Zefa e Nice, de “Segundo Sol”): “Ninguém solta a mão de ninguém“, disse Bella, citando a frase propagada por eleitores contrários ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) logo após o pleito.

Patrícia Pillar, ganhadora da categoria “atriz de série” – por Cássia, de “Onde Nascem os Fortes” – recorreu à mesma frase, na companhia de Alice Wegmann e Taís Araújo (Maria, de ‘Fortes’; Michele, de “Mister Brau”). Já Alexandre Nero, melhor “ator de série” – por Pedro, também de ‘Fortes’ – enalteceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por, “apesar dos defeitos dele“, ter feito muito pelo Nordeste (onde as gravações da produção foram realizadas).

O posicionamento mais contundente, porém, foi de Fernanda Montenegro. A atriz, reverenciada pela Mercedes, de “O Outro Lado do Paraíso”, falou sobre a Lei Rouanet – alvo de críticas do partidários de Bolsonaro. “Nós somos de uma profissão digna. Não somos responsáveis pela crise de corrupção que o Brasil está passando. Não somos corruptos. Não somos isso que, de uma forma agressiva, nos jogam brutalmente. Não somos ladrões diante da Lei Rouanet. Procurem os verdadeiros corruptos desse país“, sentenciou.

Direitos das mulheres

Tanto Bella Piero, quanto Patrícia Pillar salientaram a importância de preservar os direitos das mulheres. Taís Araújo reforçou o coro: “Está acontecendo um momento de união entre as mulheres. O aprendizado não tem idade, o importante é a união entre todas nós para que todos tenham uma vida melhor“. Sérgio Guizé, eleito “ator de novela” pelo Gael, de “O Outro Lado do Paraíso”, também tocou no assunto.

Quando fiz esse personagem em nenhum momento parei de pensar nas mulheres que sofriam abuso como o que ele praticava no começo da novela. A maior arma contra esse tipo de crime é a denúncia, sim. Vou continuar lutando pela legitimidade do direito das mulheres“, disse o ator. Gael, cabe lembrar, foi acusado de “romantizar” a violência doméstica – praticada contra a heroína de ‘Outro Lado’, Clara (Bianca Bin).

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.