Nos Tempos do Imperador sai de cena com menor audiência das 18h

Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos do Imperador chegou ao fim com números baixíssimos (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

Nem mesmo o capítulo final de Nos Tempos do Imperador, que foi ao ar na última sexta-feira (04), fez a audiência da novela da Globo crescer.

Para se ter uma ideia, o folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão marcou 17,6 pontos de média com pico de 19,4 na Grande São Paulo no último episódio, índice que se tornou frequente ao longo dos mais de 150 capítulos.

Como saldo final, o enredo estrelado por Selton Mello, Mariana Ximenes, Gabriela Medvedovski, Michel Gomes, Alexandre Nero e Letícia Sabatella saiu de cena com média geral de 16,9 pontos na capital paulista, a pior da história da faixa das 18h.

Com o número, Nos Tempos do Imperador tomou a lanterninha de Boogie Oogie (17,4), até então a novela de menor audiência do horário.

Confira o comparativo:

Escrito nas Estrelas: 25,5

Araguaia: 22,8

Cordel Encantado: 25,8

A Vida da Gente: 21,8

Amor Eterno Amor: 23,0

Lado a Lado: 18,1

Flor do Caribe: 21,2

Joia Rara: 18,4

Meu Pedacinho do Chão: 17,8

Boogie Oogie: 17,4

Sete Vidas: 19,4

Além do Tempo: 19,8

Êta Mundo Bom!: 27,0

Sol Nascente: 21,1

Novo Mundo: 23,7

Tempo de Amar: 22,6

Orgulho e Paixão: 21,4

Espelho da Vida: 17,7

Órfãos da Terra: 21,7

Éramos Seis: 20,7

Novo Mundo (Reprise): 19,2

Flor do Caribe (Reprise): 20,1

A Vida da Gente (Reprise): 19,4

Nos Tempos do Imperador: 16,9

Nos Tempos do Imperador é alvo de denúncia de racismo

O folhetim se despediu da grade de programação da Globo em meio a uma polêmica. A novidade da vez é que o departamento de compliance da emissora recebeu uma denúncia de suposto racismo praticado durante as gravações da novela de época.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a queixa é que artistas negros do folhetim teriam sofrido diferença de tratamento no ambiente de trabalho em relação ao elenco formado por atores brancos.

A Globo foi procurada para se pronunciar sobre o assunto, mas declarou que não comenta questões relacionadas a investigações do compliance, área que garante que as normas de conduta e as leis estejam sendo cumpridas.

O canal ressaltou que mantém um código de ética que proíbe qualquer forma de preconceito no ambiente de trabalho sob pena de desligamento da empresa.

“Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento, e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”, afirmou o veículo.

Cabe lembrar que, após a sua estreia no canal, Nos Tempos do Imperador, que se passa durante o Brasil Império, foi criticada por “romantizar a escravidão” e apresentar erros factuais.

Guinho Santos
Escrito por

Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.