Nos Tempos do Imperador: Samuel enfrenta Caxias e se dá mal

Samuel
Samuel vai acabar se dando mal após situação (Imagem: Reprodução / Globo)

Caxias (Jackson Antunes) dá um ultimato a Samuel (Michel Gomes) em cenas dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. De acordo com Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a situação acontece quando o rapaz aceitar a oferta de ir para a guerra em troca de deixar a prisão.

Os dois, inicialmente, vão ter uma ótima relação durante um combate. Em um outro dia, no entanto, Samuel questiona o motivo de ter tantos negros na tropa e Caixas alega que o governo está alforriando escravos para que se tornem solados.

O engenheiro fica revoltado, mas o marquês explica: “Não temos outra saída. Contratar mercenários é arriscado, há o perigo de traição ou de espiões. Recrutamos índios também. Você vê algum problema em trazer os cativos, Samuel? Samuel, pense bem. Os cativos viviam presos nas fazendas e agora serão soldados“.

“Soldados ou escudos? Esses homens negros não sabem lutar, vão ser mortos como moscas”, rebate o rapaz. Caxias, então, diz que a maior parte dos voluntários não possui treinamento, mas está ciente do dever de lutar pela pátria.

Samuel, mais uma vez, retruca: “O Brasil nunca foi uma pátria para os negros. O Brasil os tirou de sua terra, de sua família. Acabou com a dignidade dessas pessoas, os transformou em coisas, em bichos. E agora o senhor acha justo que lutem por esse país? Que morram por ele?“.

O comandante afirma que, após a guerra, todos vão estar livres, mas o engenheiro discorda: “Serão cadáveres. É isso que o Brasil faz com os pretos”.

“Basta, Samuel! Não quero alguém que pense desta forma ao meu lado. Achei que poderia contar com você, foi um engano. Se quiser, pode ir. Vá embora. Deserte. Ninguém irá atrás de você. Vá, Samuel! Siga o seu caminho“, responde Caxias, deixando o rapaz mexido.

Tonico recebe notícia chocante sobre Samuel

Isso acontece quando o vilão arma para proibir que o rapaz saia da prisão para trabalhar nas obras públicas da cidade. Depois disso, a pedido de Dom Pedro (Selton Mello), Caxias faz uma proposta para que o rapaz vá para a guerra e deixe a cadeia.

Pilar (Gabriela Medvedovski) vai até o embarque das tropas para o Paraguai e, após a partida dos soldados, se encontra com Tonico. “Pilar! Quanto tempo! Veio prestigiar o embarque das tropas? É patriotismo ou falta do que fazer mesmo, já que a doutora não pode mais trabalhar?”, questiona o deputado.

“Vim me despedir do Samuel. Ele foi convocado para a guerra pelo Marquês de Caxias“, revela a jovem. “Como é?“, surpreende-se Tonico. “Isso mesmo. Samuel foi para a guerra. Por essa você não esperava, não é, deputado?“, responde a médica.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›