Nos Tempos do Imperador: Samuel expulsa e humilha Pilar; saiba o motivo

Pilar
Fortes emoções com Samuel e Pilar nos próximos capítulos (Imagem: Reprodução / Globo)

Pilar (Gabriela Medvedovski) vai ficar arrasada com uma atitude inesperada de Samuel (Michel Gomes) em cenas dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador.

Tudo começa quando a médica for na casa do rapaz para pedir perdão após descobrir a armação de Tonico (Alexandre Nero) e Dolores (Daphne Bozaski).

A jovem chega a fazer uma declaração de amor ao rapaz e afirma que nunca o esqueceu: “Eu tive ciúmes. Eu morria de ciúmes de vocês, da amizade. A Condessa (Mariana Ximenes) é uma mulher linda. Samuel, o que importa é que te amo e você me ama também. Vejo isso nos seus olhos“.

Revoltado com toda situação, Samuel revela que vai se casar com Zayla (Heslaine Vieira), mas Pilar insiste:

“Eu te amo. Eu errei, estou arrependida. Mas não é justo que você deixe nossa história, nossa linda história de amor morrer, só porque não consegue me perdoar, Samuel. Você me ama tanto quanto eu te amo. Não vamos errar de novo, não vamos jogar fora nossa única chance de sermos felizes”.

O rapaz, no entanto, se mantém firme e dispara: “Se você não confia, não pode dizer que ama. Por favor, vai embora. Me deixa em paz e me esquece, Pilar. Porque eu já te esqueci“.

Vale lembrar que a Globo reuniu direção, produção e elenco para uma longa conversa sobre a situação vivida pela novela das 18h. Primeira inédito da grade após meses de reprise, o folhetim mergulhou em uma crise de audiência e repercussão, além de críticas dos telespectadores.

O objetivo da reunião, segundo Patrícia Kogut, foi diminuir a tensão e acalmar os ânimos depois da enxurrada de comentários negativos sobre a trama. Além disso, o momento serviu para o esclarecimento de alguns pontos da história.

A primeira cena criticada pelo público envolveu Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes). Nela, a conversa foi norteada sobre uma possível mudança do casal para a Pequena África. Os dois falaram sobre o preconceito que ela poderia sofrer por ser branca.

Na internet, o termo “racismo reverso” bombou e foi motivo de duros ataques à Globo. A coautora de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão, pediu desculpas publicamente:

“Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: o que foi isso? Todos os capítulos que vão ao ar até o 24 foram escritos em 2018, gravados na ampla maioria em 2019. Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer erros grosseiros como esse”.

Avaliando novas polêmicas, o canal carioca se adiantou e contratou a pesquisadora Rosane Borges, da USP, como consultora da trama. Vários capítulos foram revistos depois da sua contratação.

Ficou decidido na reunião desta semana que algumas cenas envolvendo a Princesa Isabel (Giulia Gayoso) serão regravadas. Além do trabalho com a pesquisadora, o canal da família Marinho deu sinal verde para a formação de um grupo de discussão sobre Nos Tempos do Imperador.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›