Novelas de Walcyr Carrasco se tornam fenômenos de exportação na Globo

Walcyr Carrasco
Juliana Paes (Maria da Paz) em A Dona do Pedaço; novelas de Walcyr Carrasco fazem sucesso no exterior (Imagem: João Miguel Junior / Globo)

Sucesso incontestável de popularidade no Brasil, as novelas de Walcyr Carrasco vêm se destacando nas TVs do mundo todo. A Dona do Pedaço (2019), disponível há pouco mais de um ano nas prateleiras internacionais, já foi vendida para mais de 40 países.

Rebatizada na maioria deles com o título de Doce Ambição, a saga de Maria da Paz (Juliana Paes) teve grande êxito de audiência em países como Costa Rica, Bolívia, Portugal e, em especial, Estados Unidos, através do canal Univision, voltado para o público hispânico.

A trama fez tanto sucesso por lá que a emissora adquiriu recentemente O Outro Lado do Paraíso (2017), também escrita por Walcyr Carrasco.

Por falar no folhetim protagonizado por Bianca Bin e Sérgio Guizé, O Outro Lado do Paraíso já foi licenciado para 85 países, se aproximando de grandes sucessos campeões de vendas internacionais, como Terra Nostra (95), O Clone (91), Caminho das Índias (90) e Escrava Isaura (79).

A exportação de novelas da Globo se iniciou na década de 1970, com títulos como O Bem-Amado (1973) e Escrava Isaura (1976). Atualmente, as três produções mais vendidas são de novelas produzidas nos últimos 17 anos: Avenida Brasil (130), Da Cor do Pecado (100) e A Vida da Gente (98).

Guerra declarada

A notícia de que a Globo perdeu 78% de lucro em 2020, resultado de um aumento de despesas e a queda na receita com publicidade por conta da pandemia, foi celebrada essa semana na live do presidente Jair Bolsonaro. Ele atribuiu a “perseguição” da emissora contra ele como responsável pelos números.

Evoluiu

Quem achou que pautas progressistas não tinham espaço na programação da RedeTV!, achou errado. A cantora e compositora Mila (do hit Nem Guindaste) está gravando um novo programa que estreará em breve nas noites de terça-feira, o Hervolution.

De acordo com a descrição feita pela produtora KondZilla, a atração mostrará os “desafios das minas, manas e monas” por posições de destaque na sociedade, abordando temas como o machismo e a sororidade.

Falando nisso…

O Operação de Risco, destaque de audiência da RedeTV! aos sábados, chega hoje (3) ao 400° episódio. O especial acerca do número, conduzido por Jorge Lordello, traz uma entrevista com o diretor Eduardo Oliveira, que comenta os desafios das gravações. Também a estreia do quadro Perseguições Policiais, com registros de suspeitos em fuga.

Reforma

TV Aparecida
Amanda Françozo no estúdio do Revelações Brasil; TV Aparecida renova programação (Imagem: Juan Ribeiro / TV Aparecida)

Após “catequizar” a grade, abdicando de programas e apresentadores “laicos” como Cláudia Pacheco e Claudete Troiano, a TV Aparecida faz o caminho de volta… A partir de terça-feira (6), a emissora promove uma série de lançamentos, com destaque para o reality musical Revelações Brasil, de Amanda Françozo, e o formato culinário Sabor de Vida, com o padre e ex-MasterChef Evandro.

O Revelações, antes voltado apenas para o sertanejo, agora abrange todos os estilos, nacionais e internacionais. Além de Amanda na apresentação, o programa traz as cantoras Adryana Ribeiro e Thaeme e o arranjador, maestro e produtor Rodrigo Costa. Os episódios serão exibidos todas as quartas-feiras, 20h, a partir do dia 7.

TV Aparecida
Padre Evandro, apresentador do Sabor de Vida; atração culinária estreia no próximo domingo (11) (Imagem: Juan Ribeiro / TV Aparecida)

O Sabor de Vida integra a programação de domingo, com estreia agendada para o próximo dia 11, 13h. Evandro e a jornalista Bianca Láua preparam pratos relacionados às histórias de vida de famílias e devotos, levando afetividade para a cozinha. Ainda, dicas e curiosidades sobre a gastronomia de quermesses, paróquias e mosteiros.

As novidades incluem ainda o musical Luar do Sertão (dia 6, 19h30), voltado para as culturas regionais; o mix de entretenimento e game Quarta Show (dia 7, 21h30); o religioso Conectados Pela Fé (dia 10, 19h30); e a transferência do Kombina com Bete Ribeiro para os domingos (dia 11, 14h).

Duh Secco e Daniel RibeiroDuh Secco e Daniel Ribeiro
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Daniel Ribeiro, editor-assistente e repórter especial do RD1, respectivamente, e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›