Manoel Carlos está longe da TV há 10 anos, mas ainda segue emocionando com suas novelas antigas. Conhecido por abordar temas impactantes e com personagens cativantes, o autor é muito lembrado pelos folhetins que escreveu.
Uma das tramas mais famosas de Maneco é Laços de Família (2000), que causou grande repercussão ao abordar temas como a leucemia e a doação de medula óssea. A cena em que Camila (Carolina Dieckmann) raspa a cabeça por conta do tratamento de quimioterapia se tornou um marco na teledramaturgia brasileira.
Outra novela com fortes histórias foi Mulheres Apaixonadas (2003). A produção discutiu temas como violência doméstica, abuso sexual e alcoolismo. A personagem Raquel (Helena Ranaldi) sofria nas mãos do marido agressor, Marcos (Dan Stulbach), o que chocou o público com as cenas de violência.
A trama também abordou o romance entre Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), que enfrentavam o preconceito por serem um casal homossexual.
Em 2006, Páginas da Vida trouxe à tona discussões sobre a aceitação e o preconceito contra pessoas com síndrome de Down. A novela contou a história de Nanda (Fernanda Vasconcellos), que dá à luz a uma filha com a síndrome, e a luta de sua mãe, Marta (Lilia Cabral), para aceitar a neta.
Três anos depois, em 2009, o então contratado da Globo fez Viver a Vida, que contou a história de Luciana (Alinne Moraes), uma modelo que sofre um grave acidente e fica tetraplégica.
Em 2014, na despedida de Maneco das telinhas, foi lançada Em Família. A trama abordou o abuso infantil através da história de Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Helena (Júlia Lemmertz), que tiveram um relacionamento marcado por ciúmes e violência desde a juventude. A novela explorou ainda temas como o Alzheimer e a homofobia.
Manoel Carlos seria cancelado hoje em dia?
Apesar da sensibilidade presente nas produções do dramaturgo, diversas cenas não seriam aceitas atualmente.
Em Laços de Família, as cenas de Pedro (José Mayer) e Cíntia (Helena Ranaldi) eram casos de assédio, já que a veterinária sempre tentava se livrar das investidas do administrador e dizia que não queria nada com ele.
Outro ponto que receberia críticas atualmente é que quase todas as Helenas de Manoel Carlos tinham uma secretária do lar interpretadas por atrizes pretas. Todas viviam em função das patroas.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.