Novo comando da Globo perde Faustão e Leifert, sem peças para reposição

Globo
Tiago Leifert anunciou a sua saída da Globo após 15 anos (Imagem: Divulgação / Globo / Victor Pollak)

Ricardo Waddington assumiu o Entretenimento da Globo em dezembro de 2020. No mês seguinte, Fausto Silva decidiu deixar a emissora. O comandante do Domingão resistiu à proposta para mudar de dia e horário. Ontem (9), Tiago Leifert anunciou a sua saída. O capitão das últimas edições do Big Brother Brasil, do The Voice Brasil e da Super Dança dos Famosos optou por um período sabático.

A coluna Curto-Circuito não pode, nem deve, evidentemente, estabelecer relação entre a chegada do diretor e a saída dos apresentadores. Mas é de se lamentar que a nova gestão, antes mesmo de completar um ano, fique sem dois dos maiores valores da história da Globo. Faustão e Leifert vão além do papel imposto a muitas figuras televisivas, por mero despreparo ou falta de talentos destas. Os dois dominam o palco e a produção; são habilidosos no vídeo e fora dele.

Em uma era de formatos prontos, e “apresentadores” restritos à leitura do teleprompter, comunicadores como Fausto Silva e Tiago Leifert devem fazer falta. A Globo não dispõe de peças de reposição.

Basta lembrar do desempenho sofrível de André Marques à frente do No Limite, um equívoco de concepção, direção e condução que acarretou num produto sem alma. Ou de Fernanda Gentil buscando afinidade com novelas e afins durante a estadia no Se Joga – ainda que ela tenha demonstrado evolução na segunda versão do programa. Luciano Huck, novo âncora do Domingão, cedeu espaço para um filme no dia da estreia. Poderia ter conduzido a transição do jogo não jogado Brasil x Argentina, mas deixou de treinar tal habilidade no engessado Caldeirão.

Na Globo hoje, apenas Ana Maria Braga e Marcos Mion aproximam-se do estilo Faustão e Tiago. Não à toa, Mion é apontado como sucessor natural de Leifert no BBB. É evidente que a indústria não vai parar de funcionar. Mas convém a Waddington e aos que estão no comando agora prezar pela manutenção de bons valores ou a aquisição de outros. Vão precisar…

Dominou geral

O anúncio da saída do Tiago da Globo pegou todo mundo de surpresa. Todo mundo mesmo! Não se falou em outra coisa no Twitter no começo da noite de ontem. As mensagens se dividiram entre surpresa, desejos de boa sorte ao famoso, lembranças de tudo o que o apresentador fez nestes 15 anos e especulações. Muita gente apostou que a direção do canal deve optar, além de Mion, em André Marques, Ana Clara ou Fernanda Gentil. Será?

Diferenças

Lucimara Parisi trabalhou durante anos com Fausto Silva, desde os tempos do Perdidos na Noite. Ela deixou a parceria com o famoso em 2009 e agora trabalha com Ratinho, no SBT. Em entrevista ao Sensacional, da RedeTV!, a diretora declarou que nunca mais falou com seu antigo chefe e avaliou que Faustão deve desistir da ideia de fazer programa diário na Band – sua nova casa. “Não acho legal pra ele. Uma vez na semana seria o ideal. Ele está bem, para que vai se expor, se cansar de novo, brigar com equipe…”, ressaltou a contratada do SBT.

Tudo pronto

Paulo Vieira é um dos destaques da nova geração do humor do Grupo Globo e agora estará em uma nova área. Ele será o apresentador do Rolling Kitchen Brasil, novo reality do GNT em que dois casais famosos competem para ver qual dupla cria os melhores pratos do dia. As gravações da atração, que vai estrear no dia 21 de outubro, às 21h30, serão iniciadas no dia 18 de setembro. No formato, em uma hora, os casais devem preparar duas receitas complementares e de um mesmo tema. No entanto, cada um deles estará em uma cozinha separada.

Estreia global

A Amazon Prime Video bateu o martelo e definiu que a comédia estrelada por Letícia Lima e Gabriel Godoy, Desjuntados, fará a sua estreia global no próximo dia 1º de outubro. A série original da plataforma conta a história de um casal separado que, endividado até o pescoço, é forçado a morar no mesmo apartamento. Dani Valente e Mina Nercessian assinam o roteiro da produção. O elenco ainda conta com Romulo Arantes Neto, Yuri Marçal, Danni Suzuki, Marcelo Laham, Letícia Isnard e Solange Teixeira. E participações especiais de Eduardo Moscovis, Totia Meirelles e Elisa Lucinda.

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›