O que a Globo fala sobre 1º Brasileirão dividido com Record, Cazé TV e Amazon?

A fragmentação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em 2025, com a entrada de novas plataformas como Record, Cazé TV e Amazon, não afetou o desempenho da Globo no torneio.

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Globo garante que não perdeu público com a Record transmitindo Brasileirão (Imagem: Reprodução – Globo – Record / Montagem – RD1)

Isso é o que afirma a própria emissora, com base nos dados do Kantar Ibope. Segundo informações do F5, o canal diz que, passadas as dez primeiras rodadas da competição, mais de 99 milhões de pessoas já assistiram aos jogos transmitidos em suas plataformas: TV aberta, SporTV e Premiere (pay-per-view).

A emissora destaca que os dez jogos mais assistidos do Brasileirão até o momento foram exibidos na TV aberta pela própria Globo, com destaque para Flamengo x Palmeiras, transmitido no dia 25 de maio, que bateu recordes de audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A Record, que passou a exibir partidas do Brasileirão em três dias da semana — quartas, sábados e domingos —, aparece apenas na 11ª posição no ranking de transmissões mais assistidas.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), a Globo afirma que mantém uma média de 17 pontos, mais que o dobro da Record, que registra 8 pontos de média até agora. Além disso, mais de 49 milhões de pessoas acompanharam o Brasileirão exclusivamente pelas transmissões em TV aberta da Globo.

Transmissões da Globo fora da TV aberta

Quando se excluem as transmissões da TV aberta, a emissora carioca também domina: oito das dez maiores audiências do Brasileirão foram registradas pelo SporTV e Premiere.

As duas restantes pertencem às transmissões da Amazon e da Cazé TV, plataformas que, junto com a Record, também adquiriram direitos do torneio nesta temporada.

Outro dado enfatizado pela Globo é o alcance entre o público jovem: cerca de 20 milhões de pessoas de 18 a 34 anos assistem ao Brasileirão em suas plataformas.

A emissora destaca esse número como resposta à forte presença da Cazé TV nesse segmento, especialmente entre adolescentes e jovens adultos.

Ainda segundo dados do Kantar Ibope, 89,3% do consumo do Brasileirão em 2025 ocorre em TVs domésticas. As telas menores representam 8,2%, enquanto notebooks e computadores ficam com 2,4% do consumo total.

Nova medição causa polêmica

A divulgação desses números ocorre em meio a uma mudança na metodologia de aferição de audiência.

Desde este ano, o Kantar Ibope passou a adotar a ferramenta Sports Audience Measurement, que calcula o alcance total das partidas somando as exibições em diferentes plataformas — TV aberta, fechada e streaming — para chegar a um número unificado.

Apresentada em abril, durante um evento promovido pela Record, a nova métrica já provocou polêmica. O Google criticou publicamente a ferramenta, classificando-a como um “desserviço”, sob o argumento de que ela não mede com precisão o consumo de vídeo na sua totalidade.

Luiz Fábio Almeida
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Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]