Onde é localizada A Fazenda 2023?

Adriane Galisteu em A Fazenda
Adriane Galisteu em A Fazenda (Divulgação/ Record TV)

A sede de um programa de televisão pode ser tão icônica quanto o próprio programa em si. Quando se trata do reality show brasileiro A Fazenda, a localização da sua sede desperta a curiosidade dos telespectadores e fãs.

Afinal, é naquele ‘microverso rural’ que se desenrolam as intrigas, os desafios e os momentos de convivência dos participantes. A sede de A Fazenda 2023 está situada em uma região de natureza exuberante do Brasil, proporcionando aos participantes uma experiência única e imersiva.

Onde é localizada A Fazenda 2023?

Localizada no interior do estado de São Paulo, mais precisamente no município de Itapecerica da Serra, a propriedade – conhecida como “Sítio do Tuim” – abriga a famosa casa rural que é um verdadeiro refúgio campestre!

A atmosfera bucólica e as paisagens pitorescas envolvem a sede do programa composta por uma construção que reflete o estilo rústico e acolhedor característico de uma fazenda.

Com amplas áreas externas, como pastos, jardins e até mesmo um lago, a propriedade oferece aos participantes um ambiente cercado pela natureza, longe das agitações urbanas.

Sede de A Fazenda
Sede de A Fazenda (Divulgação/ Record TV)

Sobre o Sítio de Tuim

Além disso, a sede é projetada para proporcionar aos participantes todas as comodidades básicas, como dormitórios, cozinha, sala de convivência e espaços para realização das atividades diárias do programa.

Com sua arquitetura tradicional e elementos que remetem ao campo, a sede de A Fazenda 2023 cria o cenário perfeito para o desenvolvimento das dinâmicas do reality show.

Enquanto os participantes se envolvem em desafios físicos, emocionais e estratégicos, o sítio se torna um personagem em si, influenciando o clima e a dinâmica do programa.

É nesse ambiente singular que as relações são testadas, alianças são formadas e rivalidades surgem, tudo isso em meio à beleza e à tranquilidade da paisagem rural.

Sede de A Fazenda
Sede de A Fazenda (Divulgação/ Record TV)

Antiga sede do reality

Até a oitava edição, a sede do programa ficava no município de Itu, na região metropolitana de Sorocaba (SP). No entanto, circunstâncias atípicas fizeram a equipe executiva do reality optar por uma mudança de endereço, de modo a facilitar a acomodação dos peões.

A melhor opção encontrada foi o Sítio do Tuim, em Itapecerica da Serra, município de 178 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo. Tal mudança facilitou o deslocamento dos participantes, já que a viagem da capital paulista até a propriedade leva menos de duas horas (de carro). Ao mesmo tempo, reduziu os custos para manter a produção do reality na cidade.

De acordo com a própria Record TV, as chuvas na região de Itu prejudicavam o acesso à sede do reality, bem como as frequentes quedas de sinais – problema fatal para uma produção que precisa manter a qualidade e ampla divulgação do que acontece em A Fazenda para milhões de telespectadores.

Assim, de 2015 pra cá, a sede do show fica em Itapecerica da Serra, mesmo local onde também aconteciam as gravações do Power Couple.

Sede de A Fazenda
Sede de A Fazenda (Divulgação/ Record TV)

Instrutores

Ao contrário de seu principal concorrente – o Big Brother Brasil, – os participantes de A Fazenda recebem auxílio direto (e transmitido em tempo real) de profissionais para a correta manutenção do espaço em que vivem.

Ao longo dos três meses de confinamento, os peões precisam realizar diversas tarefas diárias envolvendo o cuidado dos animais e da plantação, sendo acompanhados por instrutores que ensinam como manusear dos bichos, a horta e a manutenção geral da fazenda.

Na última edição, Diogo Barbieri foi o caseiro, Fernanda Manelli a zootecnista e Victor Pupo o veterinário.

Expectativas para A Fazenda 15

O Sítio do Tuim deve passar por reformas para refletir a nova temporada do reality show.

Levando em conta que o pré-confinamento dos peões começa em meados de setembro, a produção trabalha para terminar a reforma até meados de agosto.

A décima-quinta edição de A Fazenda tem data de estreia prevista para a segunda semana de setembro e será apresentada novamente por Adriane Galisteu.

Nos próximos meses, os 21 participantes – entre celebridades, subcelebridades e influencers buscarão o prêmio de R$ 1,5 milhão. Ainda não há nomes confirmados para a nova edição, mas a imprensa já especula alguns participantes potenciais, como Mariely Santos (uma das gêmeas Lacração), Metturo (ex-Carrossel), Yarley Ara e Luana Targino.

Sede de A Fazenda
Sede de A Fazenda (Divulgação/ Record TV)

Números de audiência

Conforme dados providos pelo Kantar Ibope Media, a média de audiência de A Fazenda na Grande São Paulo foi de 7,3 pontos (com pico de 9,5) – cada ponto representa 74,6 mil domicílios ou 205,7 mil pessoas na região metropolitana.

Para efeito de comparação, o BBB 23 teve 18,7 pontos de média ao longo dos três meses de confinamento.

Na prática, a audiência do reality da Record foi considerada satisfatória, dado que a emissora paulista raramente ultrapassa 6 pontos de audiência na faixa de horário pós-22h.

Ao mesmo tempo, os números do BBB foram considerados frustrantes, uma vez que o reality costumava alcançar 30 pontos de audiência após a novela das nove.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Gabriel PietroGabriel Pietro
Gabriel mora em Beagá e é redator desde 2016. Entrou no mundo da escrita meio que por acaso, ainda no ensino médio. Também já escreveu em blogs de astronomia, sociologia, curiosidades, humor, animais e até moda. Adora ler (sobre tudo!), escutar música e viajar. Mantém os pés no chão e a cabeça nas estrelas: aqui na Terra respira política, mas seu maior sonho mesmo é vê-la do espaço.