Pandemia faz Globo trocar novela inédita por reprise de Império

Império
Alexandre Nero (José Alfredo) em Império; Globo reapresenta novela após adiamento de trama inédita causado pela pandemia de Covid-19 (Imagem: Alex Carvalho / Globo)

Mudança de planos na Globo. Os trabalhos de Um Lugar ao Sol, próxima novela inédita das nove, foram suspensos “em decorrência do agravamento da pandemia e das medidas restritivas estabelecidas pelas autoridades locais”, conforme destacado pela emissora em comunicado oficial. Em abril, após a fase final de Amor de Mãe, Império (2014) volta ao ar em edição especial.

“Com o decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, anunciado hoje, os Estúdios Globo, que já seguiam num ritmo de produção menor do que o habitual, por conta de todas as precauções do protocolo de segurança, diminuirão ainda mais. Já em São Paulo, as gravações das séries ‘Segunda Chamada’ e ‘Aruanas’ serão adiadas e reavaliadas semanalmente de acordo com as determinações da Prefeitura local”, afirma o canal.

Um Lugar ao Sol, cabe lembrar, estava prevista para maio do ano passado. A pandemia de Covid-19 levou ao adiamento dos trabalhos, bem como a suspensão de Amor de Mãe. Em agosto, diante da queda dos números de contaminados e mortos, a Globo retomou as gravações do folhetim de Manuela Dias. Após a conclusão dos trabalhos, a emissora retomou a produção da trama de Lícia Manzo.

O plano era que Um Lugar ao Sol estreasse em abril, após o compacto da primeira fase e os últimos e inéditos capítulos de Amor de Mãe. Agora, o lançamento está adiado – o que implica em alterações no calendário das nove, com Pantanal e Olho Por Olho, escritas por Bruno Luperi e João Emanuel Carneiro, empurradas para 2022.

Império marca a volta de Aguinaldo Silva, cujo contrato com o canal foi encerrado em janeiro de 2020, às 21h. Em março do ano passado, a Globo escalou Fina Estampa (2011), também dele, para cobrir a faixa. A produção, com direção artística de Pedro Vasconcelos, faturou o Emmy Internacional de Melhor Novela de 2014.

Trata-se da saga de José Alfredo (Chay Suede / Alexandre Nero), o Comendador. Ele faz fortuna com o comércio de pedras preciosas, tornando-se dono de uma rede de joalherias, disputada pelos herdeiros e pela esposa Maria Marta (Lilia Cabral). A guerra se acentua com o aparecimento de uma filha bastarda, Cristina (Leandra Leal).

A crise nos negócios acompanha os conflitos pessoais. Além do romance com Maria Isis (Marina Ruy Barbosa), José Alfredo enfrenta a ira do primogênito José Pedro (Caio Blat), o confronto das irmãs Maria Clara (Andréia Horta) e Cristina por Vicente (Rafael Cardoso) e as vilanias da apaixonada Cora (Marjorie Estiano / Drica Moraes).

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›