O vídeo que circula na rede de um censor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Pânico, da Jovem Pan, é falso. A fake news coloca um homem em pé andando para lá e para cá como se estivesse rondando os apresentadores do programa.
VEJA ESSA
Um conteúdo joga de forma tendenciosa o jingle do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como se fosse uma decisão da Justiça Eleitoral por ordem do adversário do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em outro vídeo, um homem narra a situação enquanto o Pânico está no ar: “Ao vivo, o cara do TSE fica rondando a Jovem Pan, ao vivo isso. Vendo o que está acontecendo, tem cinco palavras que eles não podem falar. Que barbaridade, velho, a censura chegou”.
Jovem Pan e Pânico causam nó na cabeça do eleitor
O falso censor no estúdio do programa mais político do que humorístico é um protesto da Jovem Pan contra a suposta censura do veículo por parte da Justiça Eleitoral. “É um programa de humor que usa de tais instrumentos para manifestar sua posição crítica”, frisa.
No entanto, a mentira é vendida como verdade nas redes sociais. Não falta perfil de Twitter ou de Instagram colocando a situação como real e oficial, o que tem causado enorme confusão na cabeça do eleitor a 9 dias do segundo turno.
Por meio de nota, o TSE afirma que “o homem que aparece nos estúdios da Jovem Pan não trabalha no Tribunal Superior Eleitoral e nos Tribunais Regionais Eleitorais”.
O órgão completa que “não é verdade que o trabalho executado pela emissora foi ‘censurado’ ou que a Justiça Eleitoral tenha enviado qualquer profissional para controlar os conteúdos divulgados pelo veículo de comunicação”.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].