A cúpula da Globo deu a ordem e a direção ligada ao departamento das novelas ganhou um cartão vermelho. Para enxugamento de custos, a emissora proibiu viagens para o exterior e ainda exigiu uma revisão de todo o orçamento da área.
VEJA ESSA
Os primeiros atingidos pela nova decisão, os autores Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento se debruçaram na sinopse de O Grande Golpe por conta de viagens para fora do Brasil, segundo informações do Notícias da TV.
A novela de Lícia Manzo, O País de Alice, na fila da faixa das 18h, tinha cenas previstas na Itália. O núcleo principal seria de Milão, mas as sequências mudaram para o estúdio do canal no Rio de Janeiro.
Em 2021, Um Lugar ao Sol teve cenas gravadas em Praga, na República Tcheca, em 2019. Em 2022, Travessia garantiu um trabalho importante em Portugal, mobilizando nomes como Rodrigo Lombardi, Alexandre Nero e Vanessa Giácomo.
Globo que ir além no enxugamento de custos
Além da interrupção nas cenas no exterior, a emissora líder de audiência orientou para a diminuição de cenas externas. A criatividade do autor foi mantida, mas ficou na conta da direção a decisão de como e onde a cena será gravada.
O canal deu uma colher de chá para a novela das 9, atualmente Terra e Paixão. Historicamente, o caixa sempre esteve mais aberto para a trama do horário nobre.
Levando em consideração a importância da faixa, a Globo colocou no cronograma cenas externas do remake de Renascer, com trabalho no Nordeste, conforme exigido pelo roteiro original. A equipe da Globo visitou Ilhéus (BA) em janeiro.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].